Ícone do site Jornal O Sul

Brasil é campeão mundial de surfe pela segunda vez na história

Mineirinho é o novo campeão mundial. (Foto: Kirstin Scholtz/WSL)

O brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, conquistou o título do Campeonato Mundial de Surfe de 2015 nesta quinta-feira (dia 17), na etapa de Pipeline (Havaí). O surfista foi o segundo representante do País a fazer história nas águas, após o título de Gabriel Medina no ano passado.

O paulista venceu o surfista norte-americano Mason Ho ao obter 6.83, enquanto o rival somou apenas 3.83. Também na semifinal, o compatriota Gabriel Medina superou Mick Fanning, da Austrália, na última onda da bateria anterior, e abriu o caminho para título de Mineirinho. O campeão desbancou Medina na decisão e ainda levou a coroa da última etapa do ano (14,07 x 8,50).

Emoção

“O dia da minha vida chegou. É incrível. O Fanning é três vezes campeão mundial”, afirmou Mineirinho, ao sair do mar, e logo após cair no choro. “Quero agradecer ao meu irmão, que comprou minha primeira prancha por 7 dólares. Comecei com uma prancha de R$ 30 e hoje sou campeão mundial. Dedico este título a ele e à minha família”, completou.

O novo campeão mundial lembrou de seu amigo Ricardo dos Santos, que também foi surfista, assassinado por um policial em Santa Catarina: “Dedico este troféu ao Ricardo. Eu fiz uma homenagem a ele aqui no braço (mostrando tatuagem), ele estará comigo para sempre. Carregarei a alma dele junto comigo”.

Torneio Billabong Pipeline Masters aconteceu na praia de Pipeline, na ilha de Oahu. (Foto: Sebastian Rojas/FramePhoto/Folhapress)

Sair da versão mobile