Ícone do site Jornal O Sul

Vacina da Pfizer pode ficar no refrigerador por até um mês, afirma Agência Europeia de Medicamentos

O imunizante não apenas é seguro como apresenta 95% de eficácia. (Foto: EBC)

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês) recomendou nesta segunda-feira (17) uma mudança no tempo de armazenamento da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

Segundo o órgão , o imunizante pode ser conservado no refrigerador (temperatura de 2ºC a 8ºC) por até um mês. A orientação anterior era de cinco dias.

A mudança vale para os frascos que não foram abertos. De acordo com a EMA, a recomendação do seu Comitê de Medicamentos de Uso Humano veio após a avaliação de dados adicionais do estudo de estabilidade apresentados pela Pfizer e BioNTech.

“Espera-se que o aumento da flexibilidade no armazenamento e na manipulação da vacina tenha um impacto significativo no planejamento e na logística da vacinação”, afirmou o órgão em nota.

Brasil

O Brasil também está usando a vacina da Pfizer. Por enquanto, a orientação do Ministério da Saúde é armazenar as doses em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.

Sair da versão mobile