Nesta terça-feira (16), a prefeitura começa a vacinação dos porto-alegrenses de 83 e 84 anos. A logística é a mesma adotada nos últimos dias, com a aplicação da primeira dose em postos de saúde e estandes do tipo drive-thru entre 8h e 17h, mediante a apresentação de documento com CPF e comprovante de residência – a imunização é exclusiva para quem mora na cidade.
Conforme o prefeito Sebastião Melo, o motivo foi a constatação de que os estoques permitiam contemplar também essa faixa, estimada em 7 mil pessoas na capital gaúcha. Confira os locais disponíveis:
– Drive-thru no estacionamento do Hipermercado Big da Zona Norte: avenida Sertório nº 6.600 – bairro Sarandi);
– Posto de saúde Assis Brasil (avenida Assis Brasil n° 6.615 – bairro Sarandi);
– Posto de saúde IAPI (rua Três de Abril n°90 – bairro Passo da Areia);
– Posto de saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha n°27 – Centro Histórico);
– Posto de saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornellas n° 55 – bairro Santana).
– Posto de saúde Camaquã (rua Prof. Dr, João Pitta Pinheiro Filho n° 176 – bairro Camaquã);
– Posto de saúde São Carlos (avenida Bento Gonçalves n° 6.670 – bairro Agronomia);
– Posto de saúde Morro Santana (rua Marieta Mena Barreto n° 210 – bairro Morro Santana);
– Clínica da Família Álvaro Difini (rua Alvaro Diffini n° 520 – bairro Restinga);
– Posto de saúde Moab Caldas (rua Moab Caldas nº 400 – bairro Santa Tereza);
– Observação: O posto de saúde Santa Cecília (rua São Manoel n° 543, bairro Santa Cecília), não funciona nesta terça-feira.
Reunião
A inclusão desse segmento populacional na ofensiva de imunização contra a Covid para os idosos não institucionalizados foi anunciada após reunião na manhã desta segunda-feira (15) na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (15).
Além do chefe do Executivo municipal, participaram do encontro os secretários Mauro Sparta (Saúde), Cezar Schirmer (Gestão e Assuntos Estratégicos), Renato Ramalho (Enfrentamento ao Coronavírus), além do titular-adjunto da Fazenda, Bruno Caldas, e chefes setoriais.
Também esteve presente a nova secretária-adjunta da Saúde, Ana Carolina dal Ben, no cargo desde a semana passada. Ela é administradora de empresas formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), já atuou na iniciativa privada e no Ministério da Economia.
Movimento
Ao longo desta segunda-feira, os pontos de vacinação de Porto Alegre registraram baixa procura pelo imunizante pelos idosos a partir de 85 anos, mesmo nos locais normalmente mais movimentados, como nos centros de saúde Modelo e IAPI. Não houve filas de espera.
Dentre os possíveis motivos estão o feriadão de carnaval e fato de que a maioria desse público-alvo já recebeu a primeira dose: conforme o “Vacinômetro” da prefeitura, quase 13 mil habitantes da Capital situados nessa faixa etária já haviam sido imunizados contra a Covid até o início da tarde, o que corresponde a uma cobertura de 87,5%.
(Marcello Campos)