Ícone do site Jornal O Sul

Vacinação de profissionais liberais da saúde gera movimento intenso em farmácias de Porto Alegre

Imunização em 20 drogarias de três redes de empresas, começou nesta terça-feira. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O início da vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde liberais ou de estabelecimentos onde tenham atividade assistencial direta e presencial, que acontece nesta terça-feira (23) em Porto Alegre, movimenta as farmácias responsáveis pela aplicação das doses. No Centro Histórico, por exemplo, houve registro de filas.

Na unidade da Panvel localizada na rua dos Andradas, mais de vinte pessoas aguardavam para receber o imunizante. A situação, entretanto, se mostrou controlada do ponto de vista sanitário, já que os interessados respeitavam o distanciamento social. A própria equipe da rede atua, de forma preventiva, para manter a situação sob controle.

Inicialmente, foram liberadas vacinas para os profissionais liberais com 60 anos ou mais. A faixa-etária será reduzida progressivamente até o dia 1º de abril, quando poderão receber as doses pessoas com 29 anos ou menos. A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) habilitou 20 farmácias para a distribuição do imunizante.

Para ter acesso à aplicação, é preciso apresentar cópias impressas do comprovante de residência em Porto Alegre, registro profissional e autodeclaração de profissional de saúde habilitado a receber a imunização. Os autônomos que atendem a domicílio devem comprovar também a residência de ao menos dois pacientes na Capital.

São beneficiados com a campanha os profissionais das seguintes categorias: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, odontologistas, profissionais de educação física, psicólogos, técnicos e auxiliares e terapeutas ocupacionais.

Sair da versão mobile