Ícone do site Jornal O Sul

Vale admite que recuperar estragos levará “vários anos”

Ainda não é possível ter uma avaliação detalhada da extensão do dano. (Foto: Reprodução)

A Vale admitiu que a recuperação dos estragos provocados pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), vai levar “vários anos”. Em teleconferência com analistas, o diretor de relações com investidores da companhia, Luciano Siani, disse também que a conclusão sobre as causas do acidente deve levar “muitos meses”.

“A Samarco acaba de contratar uma empresa renomada da Bélgica para avaliar a extensão do dano e a extensão dos esforços necessários para limpar o rio. Acreditamos que vai levar vários anos para uma limpeza completa, considerando ainda que qualquer trabalho terá que ser aprovado pelas autoridades competentes”, afirmou.

Segundo Siani, ainda não é possível ter uma avaliação detalhada da extensão do dano e os trabalhos realizados pela empresa especializada vão contribuir na elaboração de um plano de recuperação de longo prazo. O executivo defendeu que o retorno das operações da Samarco antes da limpeza completa ajudaria o processo de remediação, ao permitir a geração de receita para sustentar os custos de reconstrução e limpeza de áreas afetadas.

Sair da versão mobile