Ícone do site Jornal O Sul

Varizes podem provocar trombose e hoje atingem sete em cada dez brasileiros

Pacientes devem cuidar do problema para evitar desconfortos. Crédito: Reprodução

um primeiro momento podem parecer somente um problema estético, já que as veias ficam dilatadas, de aspecto tortuoso, esverdeadas, avermelhadas ou roxo-azuladas, espalhadas pelos membros inferiores do corpo. Depois, se não tratadas, podem causar queimação, inchaço, ardência e até sangramento. Seja por dor ou por beleza, seja homem ou mulher, quem tem varizes deve procurar atendimento médico. A doença atinge sete em cada dez brasileiros, segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular).
“O paciente que se cuida e faz tratamento vai sempre estar com a pele limpinha e saudável. Não vai ter esse tipo de desconforto. Imagina acordar no meio da noite com a perna ensanguentada? Obviamente é um caso mais avançado, mas é bom evitar esse tipo de transtorno”, aponta o angiologista Júlio César Peclat de Oliveira. “Hoje o Brasil é o país que mais opera varizes no mundo”, informa.
A causa mais comum de varizes é a predisposição familiar. “Se você tem pais com o problema, as suas chances de ter varizes é de mais de 80%”, afirma o médico. Entretanto, atividades físicas e meias de compressão podem ajudar na prevenção.
“Caminhada, ciclismo e natação são atividades excelentes, porque você fica o tempo todo em atividade muscular, trabalhando músculos importantes que bomebeiam o sangue das pernas, facilitando o retorno venoso”, indica Oliveira. Ele ainda alerta que a panturrilha é considerada o nosso “segundo coração”. “Fortalecê-la pode ajudar na prevenção das varizes.”

Obesidade, ficar muito tempo em pé ou sentado, reposição hormonal e pílulas anticoncepcionais também podem levar à dilatação das veias das pernas. Mas, ao contrário do que muitos dizem, usar salto alto não dá varizes.

E o angiologista Carlos Eduardo Virgini ainda assinala: “Ele [salto] pode dar dor na perna, mas não tem nada provado que dê varizes. Depilação com cera quente e usar calça apertada também são mitos”.

De acordo com Virgini, não há cura para varizes, por isso é importante o tratamento. Para as varizes maiores e mais evidentes – as que causam sensação de peso nas pernas, inchaço e dor –, é indicada a cirurgia. “A operação vai retirar estes segmentos que estão dilatados, que estão grandes”, explica o angiologista Virgini.

Sair da versão mobile