Ícone do site Jornal O Sul

Veículos com final de placa 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 não estão com licenciamento 2015 vencido no RS

Barreira de fiscalização em Porto Alegre. (Foto: Leandro Osório/Palácio Piratini)

O calendário do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) 2016, estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, não coincidiu com o do licenciamento neste ano. O IPVA já venceu para todos os veículos, mas as datas-limite para circular com o documento de 2015 variam conforme a placa.

Somente os veículos com placas de finais 1, 2 e 3, cujo licenciamento 2015 venceu em 30 de abril, podem ser multados e recolhidos em blitze de trânsito por documento vencido. Já as placas com final 4, 5 e 6 têm prazo até o dia 31 deste mês. Finais 7 e 8, até 30 de junho, e 9 e 0, até 31 de julho.

O proprietário que pagou o IPVA e não recebeu o documento, deve verificar se pagou todos os itens que compõem o licenciamento: taxa de expedição; seguro obrigatório; e multas vencidas. É possível consultar a situação do veículo no site do Departamento Estadual de Trânsito com a placa e o número do Renavam. O sistema organiza a impressão por ordem de vencimento do licenciamento. Os documentos das placas final 1, 2, 3, 4, 5 e 6 estão com prioridade de impressão. O tempo maior para a chegada do documento das placas 7, 8, 9 e 0 não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento de 2015 até o período estipulado no calendário de licenciamento. (Detran)

Sair da versão mobile