Ícone do site Jornal O Sul

Veja 20 dicas para entrar em forma até o verão

Correr na rua gasta mais calorias do que na esteira na academia, por causa das inclinações do terreno e do impacto maior. (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress)

A contagem regressiva para o verão já começou. A pouco mais de três meses para o início da estação que pede corpos mais expostos, quem quer entrar em forma precisa colocar logo em prática uma estratégia. Segundo especialistas, nesse período restante, ainda é possível eliminar cerca de 12 quilos, dependendo do organismo.

Para transformar o corpo sem comprometer a saúde, não há receita nem dieta mágica: a mudança de hábitos ainda é a única solução. Confira abaixo algumas dicas para entrar em forma até o verão.

1. Controle a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Prefira aqueles de baixo ou moderado índice glicêmico, como pães e cereais integrais, batata-doce e inhame.

2. Invista no consumo de proteínas: elas são o macronutriente mais termogênico da dieta, o que significa que o corpo utiliza mais energia na digestão delas do que na de carboidratos, e ainda ajudam a manter a fome longe por mais tempo.

3. Hidrate-se! Pessoas que não bebem água com frequência costumam sofrer mais de inchaço, sobretudo as mulheres.

4. Fitoterápicos à base de laranja Moro ou café verde aumentam o gasto calórico, diminuem o apetite e inibem a ânsia por doces. Mas é preciso consultar um médico antes de utilizá-los.

5. Para perder peso, é importante fazer atividade física de domingo a domingo, por pelo menos 30 minutos. Se a academia estiver fechada, caminhe ou corra ao ar livre. Treinamentos funcionais também são boas opções.

6. Na academia, as aulas coletivas, como jump, spinning e step, são as melhores opções para quem quer suar a camiseta e perder peso.

7. Inclua no cardápio abacate e oleaginosas, fonte de gorduras insaturadas, que retardam o esvaziamento gástrico e contribuem para a sensação de saciedade.

8. Caminhar ou correr na rua gasta mais calorias do que fazer esteira na academia, por causa das inclinações do terreno e do impacto maior.

9. Sedentários podem começar a se mexer com caminhadas. O ideal é praticar a atividade duas vezes por semana, começando com 20 minutos, e ir aumentando o tempo gradativamente.

10. Quem já fez academia e quer definição deve reduzir os intervalos de descanso entre séries da musculação para 40 segundos e intensificar o treino aeróbico.

11. Troque um prato grande por um de sobremesa. Para o cérebro, prato cheio é estômago satisfeito.

12. Durma bem, pois é durante o sono que ocorre o pico do hormônio do crescimento, um potente queimador de gordura.

13. Aumente a ingestão de fibras: elas retardam a absorção de açúcar e gordura, aumentam a saciedade e auxiliam o trânsito intestinal.

14. Faça cinco ou seis pequenas refeições por dia e inicie-as por uma salada de hortaliças, para ajudar a promover saciedade.

15. Corte o açúcar da dieta e substitua-o por adoçantes naturais.

16. Em jejum, beba 100 mililitros de água com meio limão espremido. A mistura desintoxica o fígado.

17. Esqueça o refrigerante zero. A bebida não contém açúcar, mas é rica em sódio, que favorece a retenção de líquidos.
18. Se for consumir sucos detox, prepare-os em casa e beba em seguida.

19. Inclua no cardápio o leite fermentado, para melhorar a flora do intestino e garantir o bom funcionamento do órgão.

20. Utilize alimentos termogênicos a seu favor durante o dia, para aumentar o gasto calórico. (AG)

Sair da versão mobile