Ícone do site Jornal O Sul

Veja dicas para comemorar o fim de ano sem passar fome e não se arrepender depois

Final de ano é sinônimo de dietas indo por água abaixo. (Reprodução)

Rabanada, peito de peru defumado, farofa carregada no bacon. Final de ano é sinônimo de mesa “gorda” e dietas indo por água abaixo. Mas, acredite, alguns pequenos cuidados podem ajudar a manter a forma e a saúde em dia. As dicas dos especialistas são simples e muita gente já ouviu falar. Todavia, na hora de pôr em prática, seja sedentário, seja atleta, muitos escorregam e cedem às tentações.

A nutricionista Patricia Schwengber, que tem um trabalho dedicado à área materno-infantil e é especialista em obesidade e emagrecimento, levanta a taça para os que escolhem ceiar antes da meia-noite. “O ideal é seguir o horário do jantar. Dormir com o estômago cheio dificulta a digestão”, explica.

Endocrinologista, Diana Sá lembra que, para manter o corpinho, é importante não beliscar a noite inteira. “Assim você perde a noção de quanto está ingerindo. Deixe para fazer um prato saudável no jantar e comece com uma salada”, orienta.

Médicos explicam que o tabagismo combinado ao consumo excessivo de álcool e de comidas hipercalóricas e cheias de sódio são um fator complicador. A mistura causa, horas depois, picos hipertensivos, que podem levar a um AVC, enfarte ou a uma arritmia cardíaca. Portanto, é bom confraternizar sem excessos à mesa.

Dança e brincadeira
Nutricionistas recomendam mudar o foco dos pratos servidos para as pessoas que estão ao redor. É melhor conversar, dançar e participar de brincadeiras, por exemplo.

O preparador físico João Paulo Costa frisa que é importante manter o ritmo de atividades físicas antes das festas. Para quem é sedentário, ele afirma que ainda há tempo de dar o primeiro passo. “Não tem como fazer mágica, mas é possível balancear o exercício físico e o que se ingere de alimentos. Para isso, é importante respeitar os limites de cada pessoa e encontrar um meio prazeroso de entrar em forma”, explica o profissional.

VEJA AS DICAS

Sair da versão mobile