Ícone do site Jornal O Sul

Veja por que as mulheres pedem mais o divórcio do que os homens

Sete em cada dez separações foram iniciadas pelas esposas nos Estados Unidos. (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada por professores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, com 2.262 adultos, de idade entre 19 e 94 anos, cujas vidas amorosas foram acompanhadas de 2009 a 2015, apontou que esposas tendem mais a dar início a divórcios do que os maridos.

O estudo, apresentado em um encontro de sociólogos em Chicago (EUA), se baseou ainda no levantamento “How Couples Meet and Stay Together” (“Como Casais se Conhecem e Continuam Juntos”), também de Stanford, que avalia a evolução dos relacionamentos amorosos no país.

O professor de sociologia de Stanford e líder da pesquisa, Michael Rosenfeld, acredita que as mulheres tendem a se separar mais devido aos matrimônios ainda serem tomados por conceitos machistas, o que entraria em contradição com avanços feministas da sociedade moderna.

“A instituição do casamento tem demorado a se atualizar de acordo com os avanços na igualdade de gêneros. Por exemplo, mulheres ainda são pressionadas a adotar o sobrenome de maridos, mesmo quando não se sentem confortáveis com isso. Os homens também costumam esperar que elas façam a maior parte do serviço doméstico e cuidem das crianças”, declara. Do total de voluntários avaliados no estudo, 371 passaram por separações matrimoniais nos últimos seis anos. Sete em cada dez desses divórcios começaram por iniciativa das mulheres.

Sair da versão mobile