Omercado brasileiro de smartphones continua em queda: depois de retrair 13% no segundo trimestre de 2015, o setor registrou novo decréscimo nas vendas no terceiro trimestre do ano.
Segundo dados da IDC Brasil, empresa de inteligência de mercado e tecnologia da informação, foram vendidos 10,8 milhões de aparelhos de celular de julho a setembro deste ano – 25,5% a menos que no mesmo período do ano passado. Somando com a categoria de feature phones, foram 11,7 milhões de aparelhos comercializados – ou 35% a menos do que no terceiro trimestre de 2014.
“Assim como no segundo trimestre, os estoques continuam altos e os varejistas e fabricantes fazendo promoções para conseguir vender. Estamos voltando ao patamar de 2013. A última vez em que as vendas ficaram abaixo de 11 milhões de unidades foi no terceiro trimestre daquele ano”, disse Leonardo Munin, analista da IDC.
As expectativas da consultoria para o quarto trimestre, marcado por datas como Black Friday e Natal, também não é boa. “A Black Friday aqueceu as vendas e seu desempenho será melhor que o do Natal, mas não o suficiente para recuperar o volume do ano”, ressaltou Munin, que vê o preço do dólar, a crise e o aumento do ciclo de vida dos aparelhos como os principais motivos para queda nas vendas. (AE)
