Ícone do site Jornal O Sul

Venda em supermercados brasileiros cai 1,5% em 2016

Na Capital gaúcha, o índice registrou variação de 0,51%. (Foto: EBC)

As vendas em supermercados caíram 1,5% no País em 2016, segundo índice divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta terça-feira (02). A variação leva em conta a inflação. O faturamento do setor somou R$ 338 bilhões no ano passado.

Rodrigo Mariano, gerente de economia e pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), afirmou que o setor sofreu com a recessão econômica, porém em nível menor que outros segmentos, por oferecer produtos de primeira necessidade.

Entre os fatores que atrapalharam as vendas em supermercados, Mariano destaca alto desemprego e inflação durante o ano e a elevada carga tributária do segmento. O setor supermercadista espera alta entre 1,5% e 2,5% em 2017, tanto no Estado de São Paulo quanto nacionalmente.

Segundo Mariano, o crescimento virá especialmente no último trimestre do ano, período para o qual a associação espera retomada do emprego e ganho de poder de compra dos consumidores, em razão da queda da inflação e a realização de reajustes salariais acima dela.

Comportamentos 

Pesquisa da Nielsen também apresentada nesta terça-feira mostra mudanças de comportamento de consumidores para ajustar suas compras ao cenário de crise. O levantamento mostrou que 42% deles passaram a comprar marcas mais baratas e 22% passaram a consumir menos e ir menos a supermercados, sem trocar marcas. Outros 5% passaram a comer fora de casa com menos frequência e reduzir gastos com lazer e outros 5% diminuíram consumo de bens duráveis e vestuário.  (Folhapress)

 

Sair da versão mobile