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Vendas do comércio brasileiro recuam em julho

No ano, o volume de vendas apresenta resultado negativo de 6,7% e, em 12 meses, de 6,8% (Foto: Banco de Dados)

Depois de apresentarem uma leve alta no mês anterior, as vendas do comércio varejista brasileiro voltaram a recuar em julho. Em relação a junho, a retração foi de 0,3%, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (13). Já na comparação com julho do ano passado, o comércio recuou 5,3%. Essa é a maior queda – nessa base de comparação – desde o início da série histórica, em 2001.

No ano, o volume de vendas também apresenta resultado negativo de 6,7% e, em 12 meses, de 6,8% – mostrando também a queda mais intensa da série, considerado o período. De junho para julho, o que mais influenciou negativamente foram as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e de combustíveis e lubrificantes (-0,3%). Os dois grupos têm os maiores pesos no cálculo da taxa geral do varejo.

O consumidor brasileiro também comprou menos tecidos, vestuário e calçados (-5,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (-1,2%); móveis e eletrodomésticos (-1,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%). Na contramão, cresceram as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%).

Em relação a julho do ano passado, as vendas do varejo foram impactadas pela queda em móveis e eletrodomésticos (-12,4%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,6%). Na sequência, aparecem os combustíveis e lubrificantes (-9,9%) e tecidos, vestuário e calçados (-14,2%).

Ao contrário do observado na comparação mensal, o volume de vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 0,1%, ficando praticamente estável. (AG) 

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