Ícone do site Jornal O Sul

Vendaval histórico provoca cancelamento de centenas de voos e causa destruição em São Paulo

Dezenas de árvores caíram na Grande São Paulo. (Foto: Reprodução de TV)

Os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas registraram cerca de 350 voos cancelados entre quarta-feira (10) e a manhã desta quinta (11) após um vendaval histórico que atingiu a Grande São Paulo.

Os terminais amanheceram caóticos nesta quinta, com filas intermináveis nos balcões das companhias aéreas e passageiros dormindo nos bancos.

Os reflexos dos cancelamentos também foram sentidos em outros aeroportos, como os do Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.

A Grande São Paulo enfrentou uma ventania considerada inédita pelos meteorologistas. Foi a primeira vez que rajadas tão fortes atingiram a região sem a presença de chuva ou temporais.

Na quarta, o aeroporto de Congonhas e outras áreas da capital paulista chegaram a registrar rajadas de vento de quase 100 km/h.

A ventania deixou um rastro de destruição e transtornos. Mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem luz na capital e na Região Metropolitana, residências foram danificadas e cerca de 150 árvores caíram. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas.

O vendaval foi causado pelo ciclone extratropical que se formou no litoral do Rio Grande do Sul. Embora longe de São Paulo, o fenômeno tem grande área de influência, segundo os meteorologistas.

Sair da versão mobile