O FMI (Fundo Monetário Internacional) informou nessa sexta-feira que a inflação na Venezuela deverá chegar a 720% em 2016, mais que o dobro da estimativa do fundo para o índice do ano passado. Segundo o diretor do FMI para o Hemisfério Ocidental, Alejandro Werner, a principal causa para a nova forte elevação dos preços deverá ser a crise econômica e o desabastecimento no país latino-americano.
Na avaliação do fundo, a situação econômica, agravada pela queda brusca do preço do petróleo – principal produto de exportação venezuelano –, fará o PIB (Produto Interno Bruto) do país sofrer uma queda de 8%. A previsão é de retração menor que a prevista para 2015, período para qual o FMI estima um crescimento negativo de 10%. Com isso, a Venezuela sofrerá em dois anos uma redução de 18% no total de suas riquezas. Em relatório, Werner disse que as distorções na política econômica e fiscal já estavam provocando prejuízos à economia antes da queda do preço do petróleo, apontada pelo governo chavista como uma das causas da crise.
Os resultados finais de 2015 não foram divulgados pelo governo venezuelano. Segundo o Banco Central local, a variação em 12 meses do índice de preços ao consumidor chegou a 141,5% em setembro. Na estimativa do governo, os números entre janeiro e dezembro deverão ficar perto de 200%. O FMI prevê que a cifra no mesmo período chegue a 275%.
