Ícone do site Jornal O Sul

Ventos em Porto Alegre chegaram a quase 120 quilômetros por hora

Cobertura de um posto de combustíveis veio abaixo com a força dos ventos (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

Os ventos que atingiram Porto Alegre durante a tempestade do fim da noite de sexta-feira chegaram a 119,5 quilômetros por hora, de acordo com informações do Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade). A velocidade foi registrada no bairro Jardim Botânico.

Por isso, e pela violência e longa duração – quase uma hora –, a tempestade foi considerada uma das mais intensas que já atingiram a capital gaúcha nas últimas décadas. A extensão dos danos que a chuva e os ventos provocaram pode ser comparável com um furacão de categoria 1, o mais leve. As tempestades são alimentadas pelo forte calor, que na sexta-feira chegou a 39,3° graus.

Defesa Civil

A Defesa Civil recebeu mais de 200 ligações durante a noite de sexta-feira e a madrugada desse sábado. O telefone de emergência é 3268-9026, e funciona 24 horas por dia. A Guarda Municipal disponibilizou oito equipes por turno para auxiliar nos atendimentos.

Sobrevoo

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, sobrevoou a cidade duas vezes durante a tarde desse sábado. Os sobrevoos serviram para fazer uma avaliação dos estragos e concentrar os serviços de manutenção nas áreas mais atingidas.
As imagens aéreas servirão para mapear os danos causados pelo temporal. O Comando Militar do Sul, a exemplo do Corpo de Bombeiros, disponibilizou quatro equipes com dez militares cada, além de viaturas, caminhões e geradores.

Sair da versão mobile