Ícone do site Jornal O Sul

Vereadores de Porto Alegre discutem projeto que revoga homenagem concedida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro

A Comenda Porto do Sol foi entregue ao filho do ex-presidente Jair Bolsonaro em 15 de dezembro. (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto que propõe a revogação da concessão da Comenda Porto do Sol ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A homenagem foi aprovada pelo plenário no dia 13 de julho do ano passado. A entrega da comenda, que é a mais alta honraria concedida pelo Legislativo municipal, ocorreu em 15 de dezembro.

A proposta de revogação é de autoria da vereadora Karen Santos (PSOL). Ao apresentar o projeto, Karen argumentou que Eduardo, juntamente com seu pai, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, liderou um movimento que realizou atos de questionamento do resultado das eleições presidenciais, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“No dia 8 de janeiro de 2023, assistimos atos golpistas e terroristas ocorridos nas sedes dos Três Poderes por apoiadores da família Bolsonaro, em desrespeito à vontade da maioria do povo brasileiro expressa nas urnas, bem como atentando contra o regime democrático conquistado a duras penas no País”, afirmou a vereadora.

A Comenda Porto do Sol visa homenagear pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade em áreas como educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos.

A homenagem a Eduardo foi proposta pelo vereador Alexandre Bobadra (PL). Ele ressaltou que o deputado se destaca pela sua “atuação em defesa do País”.

Sair da versão mobile