Ícone do site Jornal O Sul

Vice-presidente Hamilton Mourão diz que o governo não apoia plebiscito sobre nova Constituição

O general disse que, "em nenhum momento", Bolsonaro "tocou nesse assunto". (Foto: Marcos Correa/PR)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta-feira (28) que, no momento, a posição do governo do presidente Jair Bolsonaro não é a mesma do líder do Executivo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), que defendeu que haja um plebiscito sobre a possibilidade de uma nova Constituição.

Na terça (27), Barros disse que pretende apresentar até o fim de novembro um projeto de decreto legislativo propondo a realização do plebiscito para consultar a população sobre o desejo de uma nova Constituição, a exemplo do que ocorreu no Chile. Na visão do líder do governo, a Constituição de 1988 dá muitos direitos para os cidadãos e fixa poucos deveres e estabeleceu muitos benefícios que o País não pode pagar.

A declaração de Mourão, no entanto, vai na contramão do que o parlamentar defendeu. “Isso aí [plebiscito sobre nova Constituição], eu já me pronunciei durante a campanha eleitoral. Não tenho mais o que falar porque a posição do governo, hoje, não é essa”, afirmou Mourão ao ser questionado sobre a proposta de Barros.

Perguntado se, por enquanto, a posição de Barros é um “voo solo”, Mourão disse julgar que sim. “Ele [Barros] é um parlamentar, ele tem outras prerrogativas, diferentes de quem é, como meu caso aqui, vice-presidente, eleito com o presidente Bolsonaro, que em nenhum momento tocou nesse assunto”, afirmou o general.

Sair da versão mobile