Ícone do site Jornal O Sul

Vigilância epidemiológica de Porto Alegre alerta sobre suspeita de circulação da variante do coronavírus

Técnicos vistoriam os hospitais Vila Nova e Clínicas para avaliar as medidas empregadas para prevenir a disseminação da P1. (Foto: Robson da Silveira SMS/PMPA)

Profissionais de saúde de Porto Alegre foram informados, mediante emissão de Alerta Epidemiológico na sexta-feira, (12), sobre a suspeita de circulação da nova VOC (variante de Atenção) do coronavírus na cidade, informou a prefeitura nesta segunda-feira (15).

No documento, técnicos da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) que atuam na EVDT (Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis) enfatizam a importância de profissionais de saúde estarem atentos para atendimento de pacientes com sintomas compatíveis com Covid-19 que sejam provenientes de regiões que possuem transmissão comunitária de Variantes de Atenção do Sars-Cov-2.

As áreas informadas são Reino Unido (VOC 202012/01), África do Sul (501Y.V2) e região Norte do Brasil, onde, desde o início de fevereiro, alguns estados já possuem transmissão comunitária da Variante de Atenção P.1. Pacientes suspeitos de infecção pela Variante de Atenção – e todos os seus contatos próximos – devem ser orientados quanto à importância de cumprir isolamento durante todo o período de transmissão viral.

Vistoria

Nesta semana, técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Alegre e da Equipe de Vigilância de Serviços de Interesse à Saúde da SMS visitam os hospitais Vila Nova e Clínicas para realizar vistoria com o objetivo de avaliar as medidas que estão sendo empregadas pelos serviços para prevenir a disseminação intra hospitalar da P1. Os dois hospitais têm, entre os pacientes, pessoas residentes no Norte do Brasil, que foram enviadas para continuidade do tratamento em Porto Alegre.

Sair da versão mobile