Sabe aquele carregador ou fone de ouvido estragado, celular antigo ou até mesmo aquela batedeira quebrada que você tem em casa e não sabe o que fazer? Pois é, durante toda esta semana é possível dar um destino certo a todos esses eletrônicos sem uso. Os prédios do Judiciário estão com quatro pontos fixos de coleta de resíduos eletrônicos durante a Virada Sustentável 2024, evento realizado com a parceria ambiental do TJRS.
Os coletores estão instalados do lado de fora do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, 1565), Palácio da Justiça (Praça Mal. Deodoro, 55 – Centro Histórico), Foro Central de Porto Alegre prédio I (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 105) e Foro Central de Porto Alegre prédio II (Rua Manoelito de Ornellas, 50). Ficam disponíveis das 9h às 19h, até sexta-feira (8). O objetivo é facilitar também o acesso da comunidade para a coleta, além de mobilizar magistrados, servidores, estagiários sobre o descarte seguro do lixo eletrônico.
Além disso, durante os cinco dias da semana da Virada Sustentável, educadores do Núcleo de Caracterização de Materiais (NucMat) da Unisinos vão passar por estes pontos para conscientizar as pessoas sobre a importância e os benefícios ao meio ambiente com o descarte correto.
O Núcleo de Caracterização de Materiais é um grupo de pesquisa da Unisinos que tem como objetivo a caracterização, gestão e seleção de materiais, para adequá-los no sentido de minimizar a geração de resíduos, caracterizar e reciclar resíduos sólidos da indústria e urbanos.
No final de semana, terá coleta em dois eventos da Virada. Neste sábado (9), no Largo dos Açorianos, durante a Noite Iluminada, das 15h às 21h, e no domingo (10), no Festival da Primavera no Vila Flores, das 13h às 20h.
O que você pode descartar nos coletores de resíduos eletrônicos?
– Eletrodomésticos: DVD, TVs, aparelhos de som, chaleira elétrica, cafeteira, câmeras fotográficas, lâmpadas LED, airfryer, batedeiras, entre outros;
– Comunicação: telefones, celulares, carregadores, fones, modem, roteadores, CDs, DVDs, disquetes, fita K7;
– Computadores: computadores, notebooks, teclados, monitores, impressoras, fontes, cabos, mouses, placas, estabilizadores.
Atenção: esses coletores não podem ser usados para o descarte de pilhas e baterias, cartuchos de tinta, lâmpadas fluorescentes e incandescentes.
O material recolhido será encaminhado à Cooperativa de Trabalho Socioambiental Paulo Freire (CTSP). A instituição trabalha na destinação de forma adequada de resíduos eletroeletrônicos, tendo por base a preservação do ambiente, a inclusão social, a economia de energia, o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a geração de trabalho e renda para os cooperativados. A Virada Sustentável com parceria ambiental do TJRS acontece de 4 a 10 de novembro, veja a programação completa.