Ícone do site Jornal O Sul

Zika vírus também pode estar ligado a lesões no cérebro de adultos

(Foto: Reprodução)

Além de lesões no cérebro de bebês, o vírus zika pode estar provocando também problemas no cérebro de adultos. É o que desconfia um grupo de cientistas do Rio de Janeiro, que iniciou um projeto de pesquisa no começo da semana passada para investigar casos de encefalite (inflamação do cérebro) e de encefalomielite (inflamação também na medula espinhal) que vêm chegando aos hospitais do Estado em pacientes que também relataram sintomas de zika.

Os casos que estão sendo investigados chamam a atenção diante de uma revelação feita na semana retrasada, quando foi noticiado o sequenciamento do genoma do zika, de que o vírus tem proximidade genética com o vírus da encefalite japonesa. A doença causa inflamação cerebral e sua transmissão envolve mosquitos do gênero Culex. A informação poderá ser útil para que os cientistas entendam melhor a biologia do zika.

O trabalho no Rio, coordenado por pesquisadores do Instituto D’or de Pesquisa e Ensino e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, visa a verificar se existe a relação entre o vírus e os problemas que estão sendo relatados. Para isso, é preciso antes de mais nada ter a confirmação da infecção, estabelecer a cronologia dos acontecimentos e investigar por imagens do cérebro o que de fato está acontecendo com essas pessoas. (Giovana Girardi e Fábio de Castro/AE)

Sair da versão mobile