Estrangeiros que visitem a 40ª edição da Expointer, de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contarão neste ano com atendimento especializado. Estudantes de Relações Internacionais estarão no parque durante todo o evento para prestar auxílio em inglês e espanhol. O serviço foi viabilizado por meio de uma parceria entre a SDECT (Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e a ESPM Sul (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Os dez voluntários ficarão na Casa do Badesul (quadra 12, lote 6) e circularão pelo parque devidamente identificados. Os estudantes de RI, que dominam vários idiomas, estarão aptos a ajudar os visitantes que não falam português na localização de atrações da feira e até mesmo na tradução de contatos. Eles devem acompanhar os estrangeiros nos momentos de negociações, rodadas de negócios, premiações e outras atividades.
O serviço será anunciado pelo sistema de som transmitido na Expointer, identificado por banner na Casa do Badesul e informado aos estrangeiros por meio de material impresso, entregue na aquisição do ingresso.
Nesta semana, os estudantes receberam treinamento para a atividade, retomada nesta edição após alguns anos. A parceria entre as instituições prevê transporte, alimentação e uniformes fornecidos pela SDECT. A ESPM Sul emitirá certificado de horas complementares aos alunos participantes.
Segundo o diretor do curso de RI, Sérgio Wollmann, a Expointer é tradicionalmente um espaço de negócios internacionais, conectando o Rio Grande do Sul com o mundo. “Desta forma, é uma oportunidade para que nossos alunos, em um espaço curto tempo, vivenciem o clima da cultura dos negócios” destaca Wollmann.
A Diretora do Departamento de Fomento à Exportação da SDECT acredita que a retomada da parceria entre a ESPM-Sul e o Governo do Estado, por meio da SDECT é importante para ambas as partes.
“A primeira atividade, que será a Expointer, proporcionará aos alunos de Relações Internacionais a vivência do dia a dia do RI, por meio do contato direto com as empresas e visitantes estrangeiros. E, por outro lado, o Governo do Estado e a Feira ganham, por oferecer esse tipo de serviço, com a qualidade da formação prestada pela ESPM-Sul”, completa.
Atendimento ambulatorial
Pela nona edição consecutiva, a Unimed estará presente na Expointer como serviço médico oficial do evento, que neste ano ocorre de 26 de agosto a 3 setembro. Durante a feira do agronegócio, dois ambulatórios e uma ambulância da cooperativa prestarão atendimento ao público no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
