Ícone do site Jornal O Sul

Visitas guiadas oportunizam conhecimentos sobre a história e o protagonismo da Assembleia Legislativa do RS

Passeio orientado tem como opções o Palácio Farroupilha e o Memorial do Legislativo. (Foto: Arquivo/ALRS)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul oferece a qualquer cidadão a possibilidade de conhecer a história e o papel desempenhado pelo Parlamento, por meio de visitas guiadas à sua sede, no Centro de Porto Alegre. Encarregada de elaborar e aprovar leis estaduais, bem como fiscalizar atos do governo gaúcho, a instituição representa os interesses da população por meio dos 55 deputados da casa, todos eleitos pelo voto direto.

O programa é coordenado pela Superintendência de Comunicação, Cultura e Memória. Visitantes são recebidos e acompanhados por monitores e passam a percorrer os principais espaços do Palácio Farroupilha (edifício que abriga a Assembleia desde 1967) e do Memorial do Legislativo (casarão da rua Duque de Caxias concluído em 1790 e que serviu ao Parlamento de 1835 a 1967, sendo hoje o prédio público mais antigo da cidade).

A definição do local a ser visitado – Palácio ou Memorial – é de livre escolha do grupo, salvo diante de impedimentos de ordem técnica ou logística. Cada um dos roteiros tem duração aproximada de 45 minutos.

O Memorial do Legislativo funcioma de segunda a sexta-feira (8h30min-18h30min) e oferece, no momento, uma exposição temática sobre os 190 anos do Parlamento gaúcho. No Palácio Farroupilha os dias de expediente para o público são os mesmos, exceto às terças-feiras, quando há votações em Plenário. Os horários  também diferem um pouco (9h às 11h e 14h às 17h).

Grupos de dez a 40 pessoas podem agendar a visita para cada roteiro. Para isso é necessário o preenchimento de formulário disponível na página virtual do Memorial do Legislativo – www.al.rs.gov.br/memorial. Os visitantes são recepcionados pelos guias já no local selecionado para o passeio cultural. Em caso de dúvida, o telefone é (51) 3210-1674.

Vale lembrar que a Assembleia Legislativa tem como “vizinhos” na mesma área outros prédios fundamentais e que também merecem ser conhecidos ou revisitados. A lista inclui o Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, Theatro São Pedro e Palácio da Justiça – cada instituição deve ser consultada por meio de seus respectivos contatos, disponíveis na internet.

Câmara de Vereadores

Também sediada no Centro Histórico, porém em outro local (junto ao Parque da Harmonia), a Câmara de  Vereadores é outra opção para quem aprecia esse tipo de programa. O agendanmento de visita orientada deve ser providenciado junto ao Memorial da instituição, pelo telefone (51) 3220-4318, sendo exigidas informações sobre data e horário pretendidos, bem como o número de participantes.

As visitas também podem ser para acompanhar sessões plenárias, às segundas, quartas e quintas-feiras a partir das 14h. Endereço: avenida Loureiro da Silva nº 255. O Memorial atende das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 18h.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile