Nevos oculares, também conhecidos como pintas ou manchas, geralmente aparecem na superfície do olho, na pálpebra, abaixo da retina e ao redor da íris como marcas marrons ou pretas produzidas pelo aumento do número de melanócitos, as células responsáveis pela produção do pigmento do corpo.
Embora a grande maioria das manchas geralmente sejam benignas, o melhor é consultar um especialista sobre seu crescimento, pois em alguns casos podem ser sintoma de um possível melanoma.
De acordo com a Clínica Baviera, instituto oftalmológico em Madrid, na Espanha, essas sardas aparecem em qualquer fase da vida, mas geralmente são mais comuns no nascimento e antes dos 20 anos. Além disso, pessoas de pele clara ou que são constantemente expostas ao sol têm maior probabilidade de desenvolver marcas nos olhos.
Nesse sentido, é importante saber que os nevos oculares são assintomáticos, por isso a maioria dos pacientes os identifica apenas porque aparecem na superfície do olho, mas às vezes podem causar complicações como descolamento de vasos sanguíneos ou da retina.
Diante disso, o oftalmologista Vicente Miralles compartilha constantemente conteúdos em suas redes sociais para alertar as pessoas sobre a importância de manter a saúde dos olhos e os sinais de alerta que devem ser observados para evitar diagnósticos tardios.
Segundo o especialista, o cuidado que se deve ter com essas marcas devido ao acúmulo descontrolado de pigmento é exatamente o mesmo que com as pintas que aparecem inesperadamente na pele, por isso o mais aconselhável é monitorar seu crescimento periodicamente.
Recomendações
Embora essas sardas sejam inofensivas na maioria dos casos, o oftalmologista considera pertinente garantir que a mancha não mude de tamanho com o tempo, pois isso pode estar relacionado a algum problema de saúde ocular.
Se a pinta deixar de ser marrom ou preta e mudar para uma cor diferente, é melhor consultar um especialista sobre as causas dessa alteração e o impacto que ela pode ter no funcionamento do olho.
Por isso, Miralles recomenda o uso de óculos escuros para proteger os olhos dos raios UV, já que a alta exposição também aumenta o risco de desenvolver catarata, degeneração macular ou danos à córnea e à retina.
Se por algum motivo a mancha começar a causar irritação ou dor, significa que há alguma complicação na saúde ocular, que pode estar relacionada ao câncer, mas para obter um diagnóstico detalhado, o melhor é consultar um médico. As informações são do jornal El Tiempo.