Ícone do site Jornal O Sul

Volume de crédito para comprar carro no Brasil cai 20%

Dados sobre financiamento são do Banco Central. (Foto: Reprodução)

O volume de crédito concedido pelas instituições financeiras para o financiamento de veículos caiu 20,4% somente nos quatro primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2015. Dados do Banco Central mostram que, enquanto no primeiro quadrimestre do ano passado os empréstimos totalizaram 27,6 bilhões de reais, este ano o montante de janeiro a abril foi de 21,9 bilhões de reais.

A explicação, segundo especialistas, é a crise, que inibe a tomada de crédito por consumidores e deixa as instituições financeiras mais receosos na hora de conceder o crédito, devido à inadimplência agravada pelo alto índice de desemprego.

Segundo Marcos Lavorato, gerente de Relações Institucionais e Inteligência de Mercado na Cetip – que administra o sistema nacional de gravames, ou seja, os registros de veículos comprados por financiamentos –, o cenário de queda na tomada de crédito é reflexo do baixo volume de vendas.

“Em relação à quantidade de automóveis leves (carros de passeio), de janeiro a abril, tivemos uma queda acumulada de 17,8%, na comparação com o mesmo período de 2015. Isso se refere a novos e usados. Mas a queda está concentrada nos novos, cujas vendas caíram 32,4%, enquanto as de usados, 9,8%”, afirma Lavorato. (Rafaella Barros/AG)

Sair da versão mobile