Ícone do site Jornal O Sul

Volvo celebra 25 anos de uma ideia pioneira

Marca sueca criou assento infantil integrado ao banco traseiro em 1990. Foto: Divulgação

Marca sueca criou assento infantil integrado ao banco traseiro em 1990. Foto: Divulgação

A Volvo está comemorando os 25 anos da introdução do primeiro assento integrado ao banco traseiro para crianças. Em 1990 a fabricante sueca elevou a segurança de crianças desenvolvendo o primeiro assento infantil integrado ao banco traseiro. Este modelo era, na realidade, um apoio de braço central redesenhado para elevar, de forma segura, a posição do assento da criança a fim de que o cinto de segurança de três pontos central fosse utilizado de maneira mais eficiente.

Essa primeira iniciativa já eliminou a necessidade de acessórios para o uso por crianças mais velhas e aumentou o conforto. “A introdução do primeiro banco elevatório integrado para melhorar a segurança das crianças em 1990 foi um grande passo para a proteção delas. Um de seus principais benefícios é ter sido desenvolvido como parte do assento, e, portanto, o cinto de segurança fica em contato direto com o corpo da criança, eliminando a possibilidade de folga”, diz Lotta Jakobsson, diretor técnico do centro de segurança da Volvo Cars.

Desde 2008, a Volvo Cars divulga o projeto que visa a, até 2020, não ter nenhum ferido grave ou morto em acidentes de trânsito ao dirigir um carro novo da marca. O objetivo de longo prazo é projetar carros que não falhem.

Pioneirismo em segurança

O pioneirismo da Volvo na segurança automotiva vem de longe. O cinto de segurança de três pontos, por exemplo, foi lançado pela marca e usado pela primeira vez em um veículo em 1959. Dez anos depois foi a vez dos cintos de segurança traseiros de três pontos.

Sair da versão mobile