Ícone do site Jornal O Sul

“Vou provar que não faltei com a verdade”, diz presidente da Câmara dos Deputados sobre processo de cassação

Segundo Cunha, as eleições do presidente e relator da comissão também ocorrerão nesta quinta (17) (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou nesta terça-feira (03) que apresentará sua defesa ao Conselho de Ética e provará sua inocência. “Aqui se questiona se houve quebra do decoro”, disse. “Vou provar que não faltei com a verdade.”

Vinte e um dias após o pedido ser protocolado pelo PSOL e pela Rede, o processo que pode levar à cassação do mandato de Cunha foi aberto no Conselho de Ética nesta terça.  O nome do relator do processo será anunciado nesta quarta-feira (04) pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Cunha é acusado pelo PSOL e pela Rede de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse não possuir contas no exterior. Cunha também foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a acusação de participação no escândalo da Petrobras.

A decisão do Conselho tem prazo de até 90 dias úteis, excluído o período do recesso parlamentar, o que deve levar a decisão do colegiado sobre a cassação para março ou abril de 2016. Cunha só perderá o mandato se essa decisão for referendada no plenário da Câmara, em votação aberta, por pelo menos 257 dos seus 512 colegas. (Folhapress) 

Sair da versão mobile