Whoopi Goldberg criticou o empresário Elon Musk após comentários sobre a escalação de Lupita Nyong’o para interpretar Helena de Troia em “A Odisseia”, próximo filme dirigido por Christopher Nolan.
A atriz comentou o assunto durante o programa The View. A polêmica começou quando Musk respondeu a uma publicação na rede social X em que um usuário questionava a escolha de Nolan para o papel. Na legenda de uma foto de Lupita, o internauta escreveu: “A história nunca foi prioridade, é um insulto ao autor”. Em resposta, o bilionário afirmou: “Chris Nolan perdeu sua integridade”.
Whoopi, que é uma das apresentadoras do programa, rebateu a crítica e ironizou o argumento. “Musk diz que Nolan ‘perdeu sua integridade’, sabe, porque Homero descreveu esse personagem fictício como uma loira de pele clara, tão bonita que homens iniciaram uma guerra por causa dela. Não sei se você percebe, mas Lupita também é considerada uma das mulheres mais bonitas do mundo”, disse.
Ela questionou o posicionamento de Musk. “Não tenho certeza do que você está tentando dizer. Você nem precisa ver o filme. Não sei por que sente que precisa opinar sobre isso”, afirmou.
A apresentadora continuou: “Sugiro que você dê uma olhada no espelho se está preocupado com a aparência das pessoas, se é por esse caminho que estamos indo. E nem tente me provocar, querido. Eu sei quem eu sou. Se enxerga. Há muitas coisas rudes que eu poderia dizer, mas não vou dizer. Só saiba que estou pensando nelas”, completou.
Whoopi venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1991 pelo filme” Ghost – Do Outro Lado da Vida”. Lupita Nyong’o conquistou a mesma categoria em 2014 pela atuação em “12 Anos de Escravidão”.
“A Odisseia” tem estreia marcada para 16 de julho de 2026 nos cinemas brasileiros.
Recentemente, Whoopi Goldberg também detonou publicamente o presidente dos EUA, Donald Trump, após um vídeo manipulado por inteligência artificial ser publicado em seu perfil nas redes sociais. Na postagem, Barack e Michelle Obama eram retratados como macacos, enquanto Goldberg aparecia como um hipopótamo.
De acordo com o Deadline, Goldberg criticou duramente a postura do presidente por não verificar a procedência das informações que divulga. A atriz, que deu voz à hiena Shenzi no clássico da Disney ‘O Rei Leão’ (1994), usou o filme como exemplo para expor a gafe de Trump:
“Vocês sabem, eu não sei por que você sente a necessidade de estragar tudo. O Rei Leão é um ótimo filme infantil, cheio de personagens incríveis. E a ideia de que você acha que postar algo que nem é realmente de O Rei Leão… Não há macacos em O Rei Leão, e eu só gostaria que vocês, pelo menos uma vez, uma vez durante o seu governo, verificassem os fatos, conferissem as coisas. Sabe, apenas confirma”, afirmou a atriz.
Goldberg também ironizou a escolha do animal para representá-la. No vídeo, Trump era retratado como um leão “viril”, mas a atriz lembrou que a biologia não favorece essa comparação: “Só para vocês saberem, hipopótamos matam mais rápido que um leão na natureza. Eles deitam em cima de você e você já era. Eles perseguem você… Se vão zombar das pessoas, inventem algo próprio e admitam que fizeram isso”, disparou.
Após uma onda de críticas dos dois principais partidos políticos dos EUA, a Casa Branca removeu o vídeo. “Um membro da equipe da Casa Branca fez a publicação de forma errada. Ela já foi removida”, disse um funcionário da Casa Branca.
Já Trump afirmou na quinta-feira (12) que o funcionário da Casa Branca que teria postado no perfil do republicano o vídeo que mostra o casal Obama como macacos não foi, nem será punido ou demitido.
Ao ser questionado por uma jornalista se o funcionário seria demitido ou punido, ele disse que não, e voltou minimizar a gravidade do conteúdo. “Era um vídeo sobre fraude eleitoral. Tinha a ver com O Rei Leão. Era uma obra muito impactante sobre fraude eleitoral”, respondeu o republicano.
