Ícone do site Jornal O Sul

Zé do Pedal palestra sobre os desafios que enfrentou durante caminhada por 20 Estados

A caminhada iniciou no dia 10 de fevereiro de 2015. (Foto: Divulgação)

O fotógrafo, ciclista e ativista social mineiro José Geraldo de Souza Castro, o Zé do Pedal, palestra neste sábado (21), na Rehafair, em São Paulo, sobre o seu último projeto: Extremas Fronteiras – Barreiras Extremas.

De acordo com o ativista, a palestra terá como pano de fundo sua caminhada empurrando uma cadeira de rodas percorrendo 10.700 quilômetros, e será abordado o tema de um dos principais problemas que afeta a pessoa com deficiência: as barreiras arquitetônicas, principal luta do ativista.

A caminhada iniciou no dia 10 de fevereiro de 2015, e Zé do Pedal percorreu 20 Estados (Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), chegando ao município de Chuí, na fronteira do Brasil com Uruguai.

Durante o percurso, na qual enfrentou chuvas, granizo e temperaturas de até 40 graus, percorrendo de 30 a 60 quilômetros por dia, o ativista pregava um pouco mais de consciência em respeito ao próximo, cujos movimentos, provisórios ou definitivamente, o impossibilitem de andar.

“As barreiras naturais são obstáculos para todos. Porém, as arquitetônicas, instaladas em concretos nas calçadas, edificações e ruas de cidades são obras do homem. Se o homem consegue interferir nas obras de Deus, porque não interferir nas “fabricadas por ele”, o homem?”, declarou o humanista.

 

Sair da versão mobile