Ícone do site Jornal O Sul

Zoológico de Gramado promove caça ao ninho para os animais; público pode participar da brincadeira de Páscoa

Macaco do Gramadozoo

Caça ao ninho no Gramadozoo faz parte do programa de enriquecimento ambiental do zoológico, que é desenvolvido para manter o bem-estar das espécies. (Foto: Halder Ramos/Divulgação)

A dica para quem for a Gramado neste fim de semana de Páscoa é acompanhar de perto a brincadeira de caça ao ninho no Gramadozoo.

Os macacos-prego, que ganharam novo recinto, estão sendo estimulados a se adaptarem à ilha, que simula o habitat da espécie. Para rápida adaptação ao novo lar, o coelhinho da Páscoa está escondendo ovos cozidos pelo recinto.

Os ovinhos foram pintados com tinta atóxica pela equipe de educação ambiental.

O veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, explica que a atividade faz parte do programa de enriquecimento ambiental do zoo, que é desenvolvido pela equipe para manter o bem-estar das espécies.

“O objetivo é manter os animais ocupados e evitar estresse em cativeiro. No caso dos macacos-pregos, vai servir para ambientação ao novo lar. Utilizamos as datas comemorativas para dar um tom lúdico para a atividade. Os visitantes podem acompanhar o tratador escondendo os ninhos”, conta.

Macacos-aranha, graxains, lobo-guará e aves também participam da Caça ao Ninho do Zoo até domingo (27). Os graxains recebem caixas-surpresa cheias de peixes. Já as aves, ganham embrulhos repletos de sementes.

O Gramadozoo fica no Km 35 da ERS-115 e funciona diariamente das 9h às 17h. (Fabíola Brites)

Sair da versão mobile