Ícone do site Jornal O Sul

Zoom Pós-NRF, promovido pela CDL POA, apresenta as novidades da maior feira do varejo mundial

Zoom do varejo NRF Credito J.A Produções.

O primeiro evento do Brasil realizado após a 106ª edição da NRF Big Show – a mais importante feira do varejo – foi promovido pela CDL Porto Alegre na manhã desta quinta-feira (26). Palestrantes e representantes da comitiva liderada pela entidade expuseram as principais novidades e tendências para o segmento trazidas de Nova Iorque para uma plateia lotada no Teatro CIEE, na Capital.

Ao abrir as apresentações, o sócio-diretor da BTR – Educação e Consultoria, Eduardo Terra, falou sobre a importância da renovação do comércio em tempos digitais. Para isso, traçou um novo mapa do varejo no mundo, listando as principais marcas no contexto internacional, trazendo estes cases para a realidade brasileira. “Temos a ideia de que estas modernidades irão demorar para chegar aqui, mas engana-se quem pensa assim. Precisamos nos espelhar nos exemplos para aprender a usar de forma eficiente as ferramentas”, analisa, ao citar tecnologias como os óculos virtuais (usados para compras à distância), a realidade aumentada (que simula, aos moldes do jogo Pokémon Go, a inclusão do produto no ambiente desejado) e os robôs (usados para intermediar o atendimento entre o cliente e o vendedor).

Dando segmento à palestra anterior, o fundador da Varese Retail (boutique de estratégia de varejo), Alberto Serrentino, focou no futuro das lojas físicas. De acordo com Serrentino, o modelo que continuará relevante será aquele que reduzir os atritos (entre cliente e empresa) e proporcionar uma experiência de compra agradável. “As pessoas vão continuar indo nas lojas porque querem, não porque precisam. Então, eu tenho de fazer deste momento algo prazeroso, com hospitalidade e afeto”, destaca. Sendo assim, a loja que não se integrar a essa realidade, vai perder clientes: “As pessoas estão cada vez mais informadas e conscientes. As empresas precisam, cada vez mais, mostrar o seu papel e o que querem apresentar para a sociedade”, finaliza Serrentino.

Também buscando trazer luz para o tema da digitalização do comércio, o gerente da área de serviços da NL Informática e Business Development do Cake ERP, Daniel Pozza, mostrou como a experiência total (conhecer, agradar, provar e confiar) do cliente está cada vez mais acessível e barata. Somente as empresas disruptivas irão sobreviver ao mercado atual. “Quando alguém diz que a tecnologia matou o seu negócio em dois anos, ele está achando uma desculpa, porque não é a realidade. Temos que estar sempre atentos e acompanhar as mudanças, senão ficamos para trás”, alerta. Ferramentas que permitem a análise cognitiva do cliente (um software que mapeia as suas expressões e permite verificar qual é o sentimento que o vendedor ou a mídia causa no público), a “internet das coisas” (que traz todos os dados da loja), as prateleiras inteligentes (que contém informações e simulam comparações entre produtos e preços) e o espelho inteligente são algumas das inovações citadas por Pozza.

Para fechar, o vice-presidente de Marketing e Relações Internacionais da CDL POA, José Roberto Resende, citou exemplos de lojas de vanguarda visitadas este ano pela delegação. “Temos um recorde de fechamento de lojas físicas. Isto ocorre porque o mundo está mudando. Precisamos mudar também”, conclama. “Mas eu só vou ter uma boa experiência de compra se tiver uma boa experiência de trabalho. O vendedor é fundamental nesse processo, precisamos ouvi-lo para conseguir chegar no coração do consumidor. A experiência afeta a emoção, a oferta afeta apenas o bolso.”

No encerramento, realizou-se um painel com dicas práticas para os lojistas (ver abaixo) presentes, extraídas dos quatro dias de intensos debates e das apresentações dos principais atuantes do segmento na NRF. Além dos palestrantes, também participou deste momento a proprietária da Bendita Horta, Camila Wait. O presidente da CDL Porto Alegre, Alcides Debus, finalizou o Zoom falando brevemente sobre o objetivo da CDL POA em retratar o evento em Nova Iorque aos varejistas gaúchos. Além disso, adiantou que o Liquida Porto Alegre desde ano, em sua 21ª edição, acontecerá em fevereiro e que contará com a participação de todos os lojistas porto-alegrenses.

Dicas de fácil implementação:

– Coloque na agenda de ações alguma iniciativa de e-commerce;

– Melhore os perfis dos cadastros para qualificar a informação sobre o seu cliente;

– Colaboradores e clientes são os melhores canais que o lojista tem. Converse com eles, peça sugestões;

– Conheça os embaixadores da sua marca. São eles que vão defender o seu empreendimento e representá-lo;

– Perca o medo de experimentar coisas novas. Não olhe para as tecnologias com distância, prepare a sua cabeça para elas;

– Seja um pouco start-up, não se importe em errar. Execute suas ideias;

– Acabe com os atritos, melhore os pequenos processos;

– Eduque o seu consumidor. Crie espaços para sentar e ter uma boa experiência na sua loja;

– Engaje as pessoas, os colaboradores e os clientes. Cada vez menos as pessoas vão às lojas por necessidade;

– Observe toda a cadeia do seu negócio. Encontre maneiras para aproveitar e monetizar isso. Há grandes oportunidades que não são observadas;

– Assuma o papel de embaixador da cultura do seu negócio. Fale, repita, trabalhe a cultura na cabeça das pessoas;

– Ouça o seu cliente e teste. Preste atenção e veja o que ele quer.

Sair da versão mobile