Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Anvisa aprovou novos tratamentos contra o câncer

Compartilhe esta notícia:

Mulheres que tiveram que remover a mama devido ao câncer receberam tatuagem cosmética gratuita em feira de São Paulo. (Foto: Rovena Rosa/Abr)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana três novos tratamentos para o câncer. Para pacientes com câncer de próstata, foi aprovado o registro do medicamento Erleada (apalutamida), que será comercializado na forma farmacêutica de comprimido revestido, na concentração de 60 miligramas (mg).

De acordo com a agência, o remédio, com dose de 240 mg (quatro comprimidos revestidos de 60 mg), em combinação com terapia de privação androgênica (castração medicamentosa ou cirúrgica), é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de próstata não metastático resistente à castração.

Câncer nos rins

Pacientes diagnosticados com carcinoma de células renais – um tipo de câncer nos rins – passaram a contar com uma nova indicação terapêutica, resultado da combinação de dois produtos biológicos usados em tratamentos oncológicos. Os medicamentos são o Opdivo (nivolumabe) e o Yervoy (ipilimumabe), que integram o rol de novas opções de terapias para o combate ao câncer, denominadas imunoterapias.

A nova indicação aprovada pela Anvisa é direcionada para o tratamento de primeira linha em pacientes adultos com carcinoma de células renais de risco intermediário ou alto.

A agência também aprovou o registro de um novo medicamento para o tratamento de carcinoma de células renais avançado. O produto é o Cabometyx (levomalato de cabozantinibe), que será comercializado na forma farmacêutica de comprimido revestido, nas concentrações de 20 mg, 40 mg e 60 mg.

O remédio, segundo a Anvisa, é indicado para adultos não tratados previamente (primeira linha) e para pacientes que já passaram por outro tratamento (segunda linha).

Campanha Outubro Rosa

Em São Paulo, neste sábado, mulheres que passaram por cirurgia de mastectomia (remoção da mama) devido ao câncer ou que fizeram tratamento de quimioterapia e perderam cabelos, sobrancelhas e cílios receberam tatuagens cosméticas gratuitas para recriação do desenho da aréola ou da sobrancelha. A ação foi realizada durante a 8ª edição da feira de tatuagem Tattoo Week.

A campanha Outubro Rosa – Recuperando a Autoestima com Tatuagem é uma iniciativa da Tattoo Week em parceria com a Associação Brasileira de Micropigmentadores.

“Neste ano, como o evento é em outubro, nossa ideia foi fazer essa ação para melhorar a autoestima dessas mulheres guerreiras que venceram a luta contra o câncer. Estamos fazendo esse trabalho voluntariamente: reconstrução de aréolas, sobrancelha, tudo que seja necessário para deixar a autoestima delas mais em alta. Todo tempo temos pelo menos oito profissionais atendendo nos três dias do evento”, disse Ester Gawedo, diretora-executiva da feira.

Maria José Florentino, 49 anos, foi diagnosticada com câncer de mama em outubro de 2013, passou por quimioterapia, radioterapia e retirou uma das mamas. A ação na Tattoo Week possibilitou que ela reconstruísse o desenho das sobrancelhas e da aréola do seio com a tatuagem cosmética por meio da técnica de micropigmentação.

“Eu fiquei muito satisfeita, é autoestima para a mulher, porque quando a gente tira um seio é uma amputação, você fica sem uma parte do seu corpo. Agora estou me sentindo completa, essa é a palavra. Quando a gente passa pela quimioterapia, cai os pelos do corpo e, quando nasce, nasce falhado”, disse.
A profissional que realiza micropigmentação Ana Savoy explica que a técnica simula o desenho da

sobrancelha e da aréola o mais próximo possível do real para que as mulheres retomem a autoestima.

“Para mim, é muito gratificante. Eu sempre falo que não tem dinheiro que pague você poder, com a sua arte, devolver um pedaço da pessoa. Então a alegria delas é a minha”, disse Ana, que participa da ação na feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Manifestantes lotam as ruas de Londres para pedir novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia
Roger Waters agradeceu as vaias em São Paulo e disse que Bolsonaro é corrupto e insano
https://www.osul.com.br/a-anvisa-aprovou-novos-tratamentos-contra-o-cancer/ A Anvisa aprovou novos tratamentos contra o câncer 2018-10-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar