Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A Coreia do Norte celebrou seu teste nuclear com desfile e queima de fogos

Compartilhe esta notícia:

Norte-coreanos celebram teste com bomba de hidrogênio com queima de fogos. (Foto: Reprodução)

A Coreia do Norte organizou uma grande festa para homenagear os cientistas que trabalharam no teste nuclear realizado no final de semana passado, que incluiu queima de fogos e um desfile pelas ruas de Pyongyang.

Os moradores de Pyongyang foram às ruas para aplaudir os cientistas, que se deslocavam em ônibus.

Na Praça Kim Il-Sun, milhares de pessoas se reuniram para celebrar os esforços com o programa nuclear.

A agência oficial KCNA se referiu ao teste como “uma prova bem sucedida de uma bomba H pronta para um ICBM (míssil balístico intercontinental)”

Na celebração, os oradores explicaram que o Exército norte-coreano “vai acabar com o destino dos imperialistas americanos criminosos mediante ataques preventivos mais fortes e sem piedade” caso persista a ameaça “das hordas de traidores”.

No domingo(3), a Coreia do Norte gerou alerta mundial ao detonar o que descreveu como uma bomba de hidrogênio, projetada para ser incorporada a mísseis de longo alcance.

ONU

O Conselho de Segurança da ONU “deve reagir” e “adotar as medidas necessárias” contra a Coreia do Norte, afirmou o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, lembrando que “as sanções e as pressões” são apenas “metade” da solução.

Depois do novo teste nuclear de Pyongyang, “a China está de acordo em que o Conselho de Segurança da ONU deve reagir, adotando as medidas necessárias”, declarou Wang aos jornalistas.

Segundo ele, “as sanções e as pressões” sobre o regime de Kim Jong-un representam “metade da solução”, que se completa com “diálogo e negociação”.

“Apenas se desencadearmos essas duas medidas ao mesmo tempo poderemos desbloquear a questão nuclear na península (…) Nenhuma das duas deve ser ignorada”, insistiu Wang.

Na quarta-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, recordou seu colega americano, Donald Trump, da vontade de Pequim de resolver a questão norte-coreana mediante negociações para uma “solução pacífica”, relatou a imprensa oficial.

A China condenou duramente o teste norte-coreano de uma bomba de hidrogênio no último domingo.

Os Estados Unidos, seus aliados europeus e o Japão estão negociando novas sanções da ONU contra a Coreia do Norte, mas a posição de Rússia e China continua incerta. Ambos têm poder de veto no Conselho de Segurança da organização.

Novas sanções

A chefe da diplomacia da UE (União Europeia), Federica Mogherini, anunciou nesta quinta-feira (7) que prepara novas sanções contra a Coreia do Norte, em complemento às que já são impostas pela ONU.

Federica pediu para “reforçar a pressão econômica contra a Coreia do Norte, apoiando uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU e adotando medidas econômicas mais duras”, incluindo sanções próprias da União Europeia.

“Nossa linha europeia é muito clara nesse sentido: mais pressão econômica, mais pressão diplomática e unidade com nossos sócios regionais e internacionais”, explicou.

Também pediu que “se evite uma espiral de confrontação militar que pode ser extremamente perigosa, não apenas para a região, mas para o mundo inteiro”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Receita Federal libera, nesta sexta-feira, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda
A indústria automobilística prevê um crescimento de 25%
https://www.osul.com.br/a-coreia-do-norte-celebrou-seu-teste-nuclear-com-desfile-e-queima-de-fogos/ A Coreia do Norte celebrou seu teste nuclear com desfile e queima de fogos 2017-09-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar