Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Patches of Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte A Espanha propõe sediar a Copa de 2030 junto com Portugal e Marrocos

Compartilhe esta notícia:

Copa de 2030 está bastante disputada já na escolha do local. (Foto: Reprodução)

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, propôs que seja firmado um acordo para o país, junto de Marrocos e Portugal, apresentar uma candidatura visando sediar a Copa de 2030, que, até o momento, tem Argentina, Paraguai e Uruguai como única iniciativa oficializada.

O mandatário máximo espanhol mostrou a ideia em uma reunião que teve com Saadeddine Othmani, primeiro-ministro do Marrocos, realizada em Rabat, capital do país africano. Na viagem, Pedro Sánchez ainda se encontrará com o rei local Mohammed VI.

 

O presidente espanhol não citou a proposta em entrevista coletiva após a reunião, mas, de acordo com o El País, jornal que acompanha a visita de Sánchez, fontes ligadas ao chefe de Estado confirmaram que o projeto foi colocado em discussão.

O Marrocos, contudo, já havia se apresentado como possível candidato e, inclusive, teve o apoio da Federação de Futebol do Norte Africano, para formar uma iniciativa com Argélia e Tunísia.

Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia debatem candidatura conjunta

A discussão sobre as candidaturas das próximas sedes para o Mundial está bem viva, lembrando que a de 2022 será no Catar e a seguinte, em 2026, será em três países da América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México). Segundo informações divulgadas recentemente, Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia debatem a possibilidade de apresentarem uma candidatura conjunta para organizar o evento de 2030.

O primeiro ministro da Bulgária, Boïko Borissov, falou com a imprensa. “Falamos da ideia de Alexis Tsipras (ministro da Grécia), dos quatro países apresentarem uma candidatura para a Copa de 2030, assim como outros eventos esportivos”, declarou.

Ele destacou ainda que os vizinhos planejam sediar, caso não dê certo, a Euro de 2028.

“Acho que vale discutir a proposta”,- disse Boyko Borissov durante um encontro entre os países em Varna. Recentemente, Bulgária e Itália receberam o Mundial de vôlei, em setembro.

O primeiro ministro búlgaro falou após um encontro regional em Varna, ao lado de seus homólogos na Grécia e Romênia e do presidente sérvio. Tsipras explicou que o projeto enviaria “uma mensagem estratégica; conversar entre nossos quatro países de uma candidatura comum para um grande evento esportivo nos próximos dez anos para que os Balcãs deixem de ser considerados uma região de tensão, mas sim de cooperação e amizade”.

Reino Unido e Irlanda também pretendem apresentar uma candidatura conjunta. Já Argentina, Paraguai e Uruguai anunciaram em abril que tentarão sediar a edição da competição juntos.

Caso a candidatura seja oficializada, os balcãs poderão concorrer com Argentina-Paraguai-Uruguai; Inglaterra-Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales; Marrocos-Tunísia e Argélia, Espanha, Portugal e Marrocos. A decisão, que não deve ser mais por votação entre as confederações, sairá entre 2022 e 2023. Certo, porém, é que as Copas de 2022 e 2026 serão no Catar e nos Estados Unidos-México-Canadá, respectivamente.

tags: futebol

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Três pessoas morreram pisoteadas durante um baile funk na Grande São Paulo
Juiz bloqueia a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que dificultava asilo para os imigrantes
https://www.osul.com.br/a-espanha-propoe-sediar-a-copa-de-2030-junto-com-portugal-e-marrocos/ A Espanha propõe sediar a Copa de 2030 junto com Portugal e Marrocos 2018-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar