Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Juiz bloqueia a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que dificultava asilo para os imigrantes

Compartilhe esta notícia:

Pessoas aguardam em fila para entrar nos EUA em um dos postos de imigração próximos a Tijuana, no México. (Foto: Reprodução)

Um juiz federal americano bloqueou temporariamente na noite de segunda-feira (19) uma ordem do governo de Donald Trump que proibia que imigrantes que entrassem ilegalmente no país pela fronteira com o México requisitassem asilo. A decisão de Jon Tigar, de San Francisco, entrou em vigor imediatamente em todo o país e é válida até o dia 19 de dezembro, quando ele marcou uma nova sessão para debater o assunto.

A medida implementada pela Casa Branca no último dia 9 tinha como alvo a caravana de imigrantes da América Central que se encontra atualmente em Tijuana, na fronteira entre os dois países. Os integrantes do grupo pretendiam entrar nos Estados Unidos para pedir asilo, mas a ordem executiva assinada por Trump os obrigava a fazer o pedido nos postos oficiais na fronteira e a aguardar uma resposta antes de entrar no país, o que costuma levar meses.

Tradicionalmente, muitos imigrantes entram ilegalmente nos EUA e quando já estão no país pedem o asilo, assim podem continuar livres enquanto aguardam uma decisão. Imediatamente após o governo Trum anunciar a medida, porém, organizações de direitos humanos e de defesa dos imigrantes entraram na Justiça pedindo que ela fosse bloqueada.

Em sua decisão, Tigar afirmou que o Congresso americano decidiu que os imigrantes podem pedir asilo independentemente de como entrarem no país e disse que a ordem de Trump é um “grande desvio” do modo como o assunto costuma ser tratado.

“Independente do escopo da autoridade do presidente, ele não pode reescrever leis de imigração para impor condições que o Congresso expressamente proibiu”, disse o juiz, que foi nomeado pelo ex-presidente Barack Obama.

Esta não é a primeira vez que decisões de Trump sobre as regras de imigração acabam sendo bloqueadas pelos tribunais. Outras medidas, como a tentativa de restringir a atuação das “cidades santuários” (que se recusam a deportar imigrantes ilegais) e a proibição de entrada nos EUA para pessoas de uma série de países de maioria muçulmana também enfrentaram percalços na Justiça, embora a última no fim tenha sido autorizada pela Suprema Corte.

Arame farpado

Eles começaram a trabalhar no frio da manhã e se moveram rapidamente, desenrolando carretel atrás de carretel de arame farpado para depois prendê-lo a postes enfiados no chão. A cerca foi instalada em três dias por aproximadamente 100 soldados do 19° Batalhão de Engenheiros do exército americano, que fica em Fort Knox, Kentucky.

Os efetivos não estão em uma zona de guerra, mas em Laredo, cidade na fronteira com o México, dominada por um trecho do Rio Grande. O presidente Donald Trump enviou 5.800 soldados à fronteira para prevenir a chegada de grandes grupos de migrantes centro-americanos que viajam pelo do México.

Trump disse que o avanço da caravana de migrantes implicava uma “emergência nacional” diante no que classificou de “invasão”.

Até agora, o aspecto mais visível da resposta de Trump é a cerca de arame, um obstáculo físico destinado a levar os migrantes em busca de refúgios a pontos da entrada organizados em território americano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Espanha propõe sediar a Copa de 2030 junto com Portugal e Marrocos
Saiba as contas para o Palmeiras ser campeão brasileiro nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/juiz-bloqueia-a-ordem-do-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-que-dificultava-asilo-para-os-imigrantes/ Juiz bloqueia a ordem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que dificultava asilo para os imigrantes 2018-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar