Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A rainha Elizabeth II completou 92 anos e ganhou show em sua homenagem

Compartilhe esta notícia:

A rainha Elizabeth II ofereceu um jantar de gala na sexta-feira. (Foto: Reprodução)

A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, completou 92 anos neste sábado. Em setembro de 2016, ela bateu o recorde, que antes pertencia à sua tataravó Vitória, de monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo.

Como manda a tradição, a Tropa Real de Artilharia Montada a Cavalo disparou hoje 41 canhões em sinal de saudação à rainha, no Hyde Park. As comemorações não pararam por aí. Para celebrar a data, vários artistas se apresentaram na noite deste sábado em um grande concerto no emblemático teatro Royal Albert Hall de Londres, entre eles Sting, Tom Jones, Kylie Minogue, Craig David, Anne Marie, Shawn Mendes, Ladysmith Black Mambazo.

 

Na sexta-feira à noite, a majestade abriu as portas de um dos salões mais privados do palácio de Buckingham para oferecer um jantar de gala. A cerimônia não foi exatamente para comemorar seu aniversário, mas os convidados aproveitaram para parabenizá-la.

O jantar reuniu os representantes dos 53 países da Commonwealth, uma organização intergovernamental composta maioritariamente por países que foram, outrora, colônias britânicas, e da qual a rainha é chefe.

A rainha também comemora seu aniversário “oficial” no dia 10 de junho. Nem sempre as comemorações batem a data com o dia real do nascimento do rei ou da rainha.

O culpado pelos dois aniversários de Elizabeth II é o frio. Em abril, é primavera na Inglaterra e as temperaturas costumam variar entre 6 a 20°C (graus Celsius).

Tradicionalmente, quando o monarca nasce no outono, inverno ou primavera, a celebração oficial é deslocada para o próximo verão. Assim, aumentam-se as chances de tempo bom. A tradição foi iniciada há mais de 250 anos, com o rei George 2º em 1748.

Neste sábado, a temperatura chegou aos 23ºC em Londres, mais alta do que o de costume.

Em 10 de junho, os festejos incluem um desfile aberto e participação de mais de mil oficiais, soldados, cavalaria e músicos. Na ocasião, a rainha cumprimenta os britânicos e turistas. Com a ajuda de um dia mais ensolarado, fica mais fácil para que o público saia às ruas para prestigiar a tradicional parada.

Quem é Elizabeth

Elizabeth Alexandra Mary – apelidada de “Lilibeth” por sua família – era a terceira na linha de sucessão ao trono, atrás de seu tio Edward, príncipe de Gales, e seu pai Albert, duque de York.

Nasceu em abril de 1926 e foi criada por tutoras. Mudou-se para o palácio de Buckingham em 1937, quando seu pai foi coroado, depois que seu tio Edward VIII abdicou ao trono para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson. No fim da Segunda Guerra Mundial, aos 18 anos, se integrou às Forças Armadas como motorista.

Em novembro de 1947 se casou com seu primo em terceiro grau, o comandante naval Philip Mountbatten, que renunciou aos seus títulos de príncipe da Grécia e da Dinamarca para se casar.

Seu primeiro filho, o príncipe Charles, nasceu em 1948. Foi seguido pela princesa Anne, em 1950, pelo príncipe Andrew em 1960 e pelo príncipe Edward em 1964.

Elizabeth II se tornou rainha com apenas 25 anos, após a morte repentina de seu pai, o rei George VI, em 1952.

Antes disso, em seu 21º aniversário, prometeu dedicar sua vida ao império britânico em um programa de rádio na Cidade do Cabo, onde viajava com sua família. “Declaro a todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, estará dedicada a vosso serviço e ao serviço de nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, afirmou.

Quando ela ascendeu ao trono, Winston Churchill era primeiro-ministro, a Índia havia acabado de conseguir sua independência e a Grã-Bretanha ainda governava em partes da Ásia e da África.

Desde então, converteu-se em um símbolo de constância que atravessou a desintegração do império, a Guerra Fria, as mudanças sociais do pós-guerra e dos anos 60, e a chegada da era digital, com a abertura de uma conta no Twitter.

Os tempos mudaram e a popularidade da monarquia sofreu altos e baixos, mas a rainha sempre foi uma figura popular, possivelmente a mulher mais reconhecida do mundo.

Sucessão

O recorde de reinado de Elizabeth II significa que agora há três gerações de futuros monarcas na lista de herdeiros, algo que não acontecia desde a morte de Vitória.

O filho mais velho da rainha, o príncipe Charles, 67 anos, é agora mais velho que a idade de aposentadoria britânica. Ele é o herdeiro que passou mais tempo na função na história britânica, pois ostenta a honra desde os três anos.

A ordem de sucessão tem em segundo lugar o filho mais velho de Charles, o príncipe William, neto da rainha, 33 anos. Em terceiro vem o filho mais velho de William, bisneto da rainha, o príncipe George, que completará três anos em julho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pesquisa alerta que obesidade severa diminui expectativa de vida em até dez anos
Procuradoria-Geral da República quer lista de obras sem propina para agilizar delação da Odebrecht
https://www.osul.com.br/a-rainha-elizabeth-ii-completa-92-anos-e-ganha-show-em-sua-homenagem/ A rainha Elizabeth II completou 92 anos e ganhou show em sua homenagem 2018-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar