Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia A saída britânica da União Europeia também pode afetar os brasileiros que vivem no Reino Unido, milhares deles com passaporte europeu e que se beneficiam da livre circulação entre os países

Compartilhe esta notícia:

Para brasileiros, a vitória do Brexit foi um susto. (Foto: Reprodução)

A saída britânica da UE (União Europeia) também pode afetar os brasileiros que vivem no Reino Unido, milhares deles com passaporte europeu e que se beneficiam da livre circulação entre os países do bloco. O primeiro-ministro, David Cameron, ao anunciar que deixará o cargo em outubro, garantiu que, por enquanto, nada muda para os cidadãos europeus que têm direito a visto de residência e trabalho no país. Novas regras de controle da imigração deverão fazer parte de um longo processo de negociações, ainda cercado de incertezas.

Mas, para brasileiros que moram em Londres, o impacto do referendo não se resume a questões imediatas. Em uma cidade conhecida por sua diversidade e multiculturalismo, a vitória do Brexit (abreviação de “British Exit”, que é “Saída Britânica” em inglês) foi um susto. Para o pesquisador Guilherme Carréra, o resultado do referendo, depois de uma campanha marcada pela forte rejeição à imigração, representa um retrocesso que favorece a extrema-direita. “Viver em Londres nos coloca diariamente em contato com o outro, o novo, o diverso. E nos faz acreditar que essa pluralidade é o caminho. Por outro lado, essa decisão nos impõe uma verdade que fingíamos não ver: Londres não é o Reino Unido. E o Reino Unido, pasmem, é mais conservador do que quem vive em Londres poderia supor. A longo prazo, temo que esse sentimento de derrota dê lugar a projetos políticos ainda mais amargos.”

Katiuscia Funes, que trabalha no setor de limpeza e vive há dez anos em Londres com passaporte italiano, não se sente pressionada a deixar o Reino Unido, mas também teme o futuro. “Minha preocupação é o impacto econômico e uma provável redução da oferta de empregos. Meus filhos nasceram aqui e são cidadãos britânicos. Eu achava que o futuro das crianças seria no Reino Unido. Agora não sei mais.”

Luiz Oliveira, que tem passaporte da UE, contou que o resultado não chega a ser uma surpresa para ele. “Vejo esse voto como um protesto contra Cameron, mas também como uma revolta alimentada por uma campanha contra a imigração que foi baseada em propagandas mentirosas. Passaram a culpar o imigrante por todos os problemas do país, entre eles a crise no serviço de saúde, que já é antiga”, afirmou.

Maria Teresa Pollard trocou o Brasil pela Inglaterra há 12 anos. Casada com um inglês, ela queria que os filhos, Laura e Benjamin, crescessem em uma sociedade aberta para o mundo, com justiça social e igualdade. Agora, diz se sentir traída pela vitória do Brexit. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministério da Cultura falhou na fiscalização da Lei Rouanet, diz Polícia Federal
Ciro Gomes sugere “sequestrar” Lula até uma embaixada se prisão for decretada
https://www.osul.com.br/a-saida-britanica-da-uniao-europeia-tambem-pode-afetar-os-brasileiros-que-vivem-no-reino-unido-milhares-deles-com-passaporte-europeu-e-que-se-beneficiam-da-livre-circulacao-entre-os-paises/ A saída britânica da União Europeia também pode afetar os brasileiros que vivem no Reino Unido, milhares deles com passaporte europeu e que se beneficiam da livre circulação entre os países 2016-06-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar