Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “A Segurança Pública continua prioridade para todos nós”, disse José Ivo Sartori

Compartilhe esta notícia:

Governador falou sobre os recentes investimentos em segurança para ampliar policiamento. (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

Os últimos dias foram de  notícias positivas para a Segurança Pública do Rio Grande do Sul, com o reforço de 114 viaturas e equipamentos entregues à BM (Brigada Militar) e à Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), além da formatura de 506 novos soldados, ampliando o policiamento ostensivo no interior. “Desde o início do governo, investimos mais de R$ 36 milhões na compra de veículos. No final de 2017, entregamos 118 viaturas às regiões com maior índice de criminalidade, e agora, este segundo lote atende a demanda de outros municípios”, afirmou o governador José Ivo Sartori no programa Governo e Comunidade desta semana.

De acordo com o governador, todas as medidas necessárias serão tomadas para continuar reduzindo os números do crime. “Já estamos trabalhando com uma nova licitação para comprar mais 1,1 mil viaturas. Os automóveis e caminhonetes serão usados principalmente no policiamento ostensivo”, adiantou o governador.

Ao todo, 15 regiões serão beneficiadas: Central, Alto Jacuí, Fronteira Oeste, Fronteira Noroeste, Missões, Planalto, Litoral Norte, Sul, Serra, Centro Sul, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Taquari e Metropolitana.

Apoio da sociedade

Outro fator importante para qualificar a segurança são as parcerias firmadas entre o governo, a comunidade e o setor privado. “Temos resultados concretos destas parcerias: recentemente foi doado 46 carros da área do Instituto Cultural Floresta, justamente para reforçar a segurança da capital, um investimento que chega a R$ 14 milhões”, destacou Sartori.

Ao final do programa, o chefe do Executivo lembrou outras parcerias firmadas com os municípios, como o Sistema de Segurança Integrada e a doação da prefeitura de Canoas para o presídio da cidade.

Novos policiais

Em cerimônia na sexta-feira,  no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, os soldados que devem atuar nas ruas a partir desta segunda-feira se formaram. Os novos brigadianos serão distribuídos, nos primeiros 30 dias, nos municípios com maiores indicadores de criminalidade. Depois, serão realocados em outras cidades.

“Hoje celebramos esta importante conquista na carreira de todos vocês, e acima de tudo, estamos aqui para concretizar mais uma conquista de toda a sociedade. A comemoração é, não apenas dos novos soldados e seus familiares, mas de todos. São 506 novos policiais que vão auxiliar na Segurança Pública do Rio Grande do Sul”, ressaltou o governador, ao participar da solenidade. . “Durante três anos, plantamos sementes. Fizemos alterações profundas, mas sem deixar de cuidar das áreas essenciais como Segurança, Educação, Saúde e Social. Já estamos colhendo os resultados. Graças ao apoio e trabalho de toda a sociedade”, salientou.

Os soldados receberam o diploma de conclusão do Curso Básico de Formação Policial Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, com carga horária de 1.650 horas-aula. O curso foi dividido em três módulos: conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de direito (penal, penal militar, processo penal militar, institucional), sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro.

O processo de chamamento dos aprovados no concurso público teve início no dia 21 de junho de 2017. Nos meses de dezembro de 2017 e janeiro e fevereiro deste ano, os formandos realizaram estágio operacional supervisionado, em apoio ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região da Serra (CRPO/Serra), e Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região do Litoral Norte (CRPO/Litoral), compondo efetivos de apoio à Operações e eventos especiais que ocorreram no período.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Milhares de pessoas expressaram o seu apoio ao ex-presidente Lula em frente à embaixada do Brasil na Argentina
O último palanque de Lula antes de ser preso teve desmaios, choro e aceno para os presidenciáveis
https://www.osul.com.br/a-seguranca-publica-continua-prioridade-para-todos-nos-disse-jose-ivo-sartori/ “A Segurança Pública continua prioridade para todos nós”, disse José Ivo Sartori 2018-04-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar