Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd AGÊNCIAS DE RISCO E DE DÚVIDAS

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Com base no crescente peso da dívida do governo, no aumento dos desafios para a consolidação fiscal e na piora do cenário de crescimento econômico, a agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou a nota do Brasil de BBB para BBB menos. No comunicado, alerta que o país pode em breve perder o selo de bom pagador, conforme as finanças do governo se deterioram em meio à prolongada recessão.

Os argumentos são reais.

Ocorre que as agências também erram e são identificadas pelo mercado como instrumentos com intuitos sombrios a serviço da megaespeculação. Coube a elas a responsabilidade pela turbulência financeira que estremeceu o mundo a partir de 2006, com a crise do subprime. Lançou os Estados Unidos na recessão, levando 274 poderosas instituições financeiras à concordata. Para garantir a sobrevivência, elas tiveram de recorrer ao Tesouro norte-americano, em controvertido processo de ajuda.

Na véspera da hecatombe, as agências não vacilaram em atribuir notas de risco generosas às empresas que estavam em dificuldades. O episódio produziu reações pesadas e em cadeia, atingindo dezenas de países que ficaram à beira do colapso.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Cunha: “Não tenho o que fechar” com o Planalto
Rombo devastador nas finanças
https://www.osul.com.br/agencias-de-risco-e-de-duvidas/ AGÊNCIAS DE RISCO E DE DÚVIDAS 2015-10-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar