Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Antes da posse do novo presidente, a Argentina terá presidente interino por 12 horas.

Compartilhe esta notícia:

Argentinos carregam bandeira com despedida à líder Cristina Kirchner. (Foto: Natacha Pisarenko/AP)

O presidente interino do Senado, Federico Pinedo, aliado do presidente eleito Mauricio Macri, será o presidente da Argentina por 12 horas, entre a 0h e o meio-dia desta quinta-feira. Isso ocorreu após Macri pedir que a Justiça esclarecesse a que horas termina o mandato de Cristina Kirchner. Ele sustentava que acabava às 23h59min dessa quarta-feira. Já Cristina e seus aliados dizem que seria no momento em que o eleito jurasse diante do Parlamento, às 12h desta quinta-feira.

Nessa quarta-feira, a juíza Maria Servini de Cubría informou que o mandato de Macri começa à 0h desta quinta-feira. Cristina e Macri se desentenderam sobre a troca de comando. Cristina queria que a cerimônia fosse no Congresso, Macri, na Casa Rosada. O impasse atrasou os preparativos e provocou um bate-boca público entre os dois e seus aliados.

Segundo despacho da juíza, o mandato de Cristina, para obedecer aos quatro anos exatos estabelecidos pela Constituição, termina na noite do dia 9, e o de Macri começa no dia 10.

A juíza afirma, porém, que o eleito e a vice, Gabriela Michetti, só tomam posse do cargo no momento em que fizerem o juramento no Congresso. Dessa maneira, entre a 0h e às 12h, o governo estará nas mãos do presidente do Senado.

Ontem à noite, diante de uma multidão, Cristina fez um discurso de despedida na Casa Rosada. Ela não irá na posse de Macri. Graças a um acordo político, Pinedo assumiu o Senado temporariamente até a assunção de Macri. (Mariana Carneiro/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Os homens devem ser livres para abordar mulheres, defende a atriz Catherine Deneuve
Um avião da companhia aérea Avianca arremeteu, devido à pista molhada no aeroporto
https://www.osul.com.br/antes-da-posse-de-macri-argentina-tera-presidente-por-12-horas/ Antes da posse do novo presidente, a Argentina terá presidente interino por 12 horas. 2015-12-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar