Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A Arábia Saudita proíbe os divórcios secretos

Compartilhe esta notícia:

Regime saudita vem adotando novas políticas para mulheres. (Foto: Reprodução)

Entrou em vigor neste domingo (6), na Arábia Saudita, uma normativa do Ministério da Justiça para colocar fim aos chamados “divórcios secretos”, quando um homem termina seu casamento sem avisar a esposa.

A partir de agora, os tribunais serão obrigados a informar as mulheres sobre sentenças de separação por meio de mensagens SMS em seus celulares. “Isso acabará com qualquer tentativa de fraudar ou se apropriar das identidades das mulheres para assumir o controle sobre suas contas bancárias e propriedades, usando procurações emitidas anteriormente”, disse o advogado Somayya Al Hindi, citado pelo jornal Saudi Gazette.

Ele mencionou diversos casos em que as mulheres continuaram morando com seus ex-maridos, sem saber que estavam formalmente divorciadas. A Arábia Saudita, governada por uma vertente ultraconservadora do Islã sunita, é um dos países que mais reprimem o sexo feminino no mundo, mas vem adotando medidas de abertura nos últimos anos, como permitir que mulheres dirijam ou assistam a jogos de futebol no estádio.

O processo de reforma é liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, morto e torturado no consulado do país em Istambul, Turquia.

Oasis artístico no deserto

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, está em negociação com a casa de leilões norte-americana Sotheby’s sobre a criação de um importante centro cultural a ser construído na região de Al-Ula, um local de importância arqueológica significativa para o país. Segundo a Bloomberg, o centro seria erguido muito perto da antiga cidade de Mada’in Salih, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, entre os elaborados edifícios de arenito de dois mil anos de idade.

A ligação com a Sotheby’s se dá através do co-presidente da empresa, Allan Schwartzman, que também faz parte do conselho consultivo da Comissão Real de Al-Ula, responsável por auxiliar no desenvolvimento da região. Schwartzman é também o líder da Art Agency Partners, empresa de consultoria de arte da Sotheby’s, que está envolvida na criação do complexo cultural e artístico.

Em um comunicado à Bloomberg, um porta-voz da Comissão Real de Al-Ula disse que a colaboração com a Sotheby’s estava em “fase exploratória”. Até agora, a Sotheby’s convidou mais de uma dúzia de artistas para apresentarem propostas para o projeto, sem, no entanto, ter selecionado nenhuma ainda. Em vez disso, a Sotheby’s vê a tarefa dos artistas como “sonhar seu maior sonho e imaginar um projeto que pode ou não ser realizado, mas que representará a expressão máxima deles como artistas”.

Rei da Malásia renuncia

O rei da Malásia Muhammad V renunciou neste domingo (6), na primeira vez que um monarca deixa o trono antes de completar o mandato de cinco anos. A renúncia do rei entrou em vigor imediatamente, informou o Palácio Nacional em comunicado, sem fornecer um motivo. Autoridades do palácio não responderam a pedidos de comentário.

A Malásia tem nove famílias reais, que normalmente se revezam para ocupar o trono. A seleção do próximo rei pode ser decidida por votação no Conselho de Governantes, formado por todas as nove famílias reais.

O comunicado divulgado pelo palácio informou que o rei era grato pela oportunidade dada a ele pelo Conselho de Governantes e agradeceu ao primeiro-ministro e ao governo.

“Sua Alteza trabalhou no cumprimento das responsabilidades atribuídas a ele como chefe de Estado, servindo como um pilar de estabilidade, fonte de justiça, núcleo de unidade…para o povo”, informou o comunicado. A renúncia ocorre menos de uma semana após o rei ter assumido a função, depois de passar dois meses distante por licença médica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sonda espacial Juno capta foto de coluna vulcânica em lua de Júpiter
Bolsonaro dá pêsames à família do primeiro policial militar morto no Rio neste ano
https://www.osul.com.br/arabia-saudita-proibe-divorcios-secretos/ A Arábia Saudita proíbe os divórcios secretos 2019-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar