Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Atentado terrorista com van deixa 13 mortos e mais de cem feridos em Barcelona

Compartilhe esta notícia:

Uma van atropelou várias pessoas em La Rambla. (Foto: Reprodução)

O motorista de uma van atropelou várias pessoas em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas de Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira (17). Segundo o governo da Catalunha, foi um ato terrorista que matou 13 pessoas e deixou mais de cem feridos – sendo 15 deles em estado grave. As vítimas são de, ao menos, 18 nacionalidades.

A agência do Estado Islâmico afirma que o grupo extremista reivindicou a autoria do ataque. As investigações não confirmaram a informação nem quantas pessoas teriam participado do atentado.

Dois suspeitos foram presos: um espanhol e um marroquino. Mas nenhum deles era a pessoa que dirigia a van, segundo a polícia.

O jornal El País noticiou que três alemães estão entre os mortos. Também haveria vítimas gregas e belgas. A agência de notícias Efe informou que dois argentinos – uma mulher de 67 anos e um homem de 37 – estão entre os feridos.

O Itamaraty disse que não havia notícias de brasileiros entre as vítimas do atentado.

Este é o sexto atentado terrorista com atropelamento ocorrido neste ano. Só em Londres (Reino Unido), foram três ataques do tipo.

Operação

No início da madrugada desta sexta-feira (18) – horário da Espanha –, a polícia catalã realizava uma operação em Cambrils, cidade a 117 quilômetros de Barcelona, pela suspeita de mais um atentado. Cinco supostos terroristas foram mortos. Ao menos seis civis e um policial ficaram feridos na tentativa de ataque. A polícia investigava se eles carregavam explosivos.

A investigação da polícia da Catalunha busca determinar se o incidente em Cambrils e a explosão de um prédio ocorrida na noite anterior em Alcanar, que matou uma pessoa e feriu sete, têm relação com o atropelamento em Barcelona.

Segundo o El País, o motorista avançou com a van sobre os pedestres em La Rambla por cerca de 600 metros. No centro da via fica a parte exclusiva para pedestres e, nas laterias, a passagem de carros. O local é muito movimentado, com artistas de rua, restaurantes e vendedores ambulantes.

Algumas pessoas se protegeram nas diversas lojas que existem no local, que é um dos principais pontos turísticos da cidade e fica lotado nesta época do ano, verão na Europa. O motorista da van fugiu caminhando.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, disse no Twitter que a prioridade no momento é atender os feridos e facilitar o trabalho das forças de segurança. As vítimas foram levadas a hospitais da cidade, que pedem doações de sangue, segundo o El País.

A região da Rambla foi isolada, e as estações de metrô e trem perto do local do atropelamento foram fechadas – e liberadas só no fim da noite.

O veículo usado no ataque foi alugado por um homem chamado Driss Oukabir, em Santa Perpetua de la Mogada, município perto de Barcelona. A imprensa chegou a divulgar uma foto de Driss Oukabir dizendo que ele era o autor do ataque e que teria sido preso.

No entanto, o jornal La Vanguardia publicou que ele se apresentou em uma delegacia de Girona, a cerca de 100 quilômetros de Barcelona, e afirmou que seu documento havia sido roubado e que no momento do ataque ele estava em Ripoll, uma das cidades desta província.

Um segundo veículo, também ligado ao atentado, foi encontrado pela polícia na cidade de Vic, a 70 quilômetros de Barcelona. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Neymar, Messi e craques da Espanha prestam solidariedade a vítimas do atentado em Barcelona
Garota indiana de 10 anos que foi estuprada e impedida de fazer um aborto dá à luz uma menina
https://www.osul.com.br/atentado-terrorista-com-van-deixa-13-mortos-e-mais-de-cem-feridos-em-barcelona/ Atentado terrorista com van deixa 13 mortos e mais de cem feridos em Barcelona 2017-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar