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Economia Banco Central irritado com operadoras de cartão de crédito e consumidores

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Banco Central advertiu que o uso excessivo do cartão de crédito impacta o preço dos produtos. (Foto: Sebastião Moreira/AE)

O BC (Banco Central) fez críticas à forma de operação de cartões e meios eletrônicos financeiros no Brasil. Em raio X sobre o segmento em 2014, a instituição deixou claro que quer dos bancos, por exemplo, barateamento das cobranças de serviços de transferências , como TED (Transferência Eletrônica Disponível) e DOC (Documento de Ordem de Crédito).

O BC também advertiu que os brasileiros usam excessivamente cartão de crédito, o que acaba impactando os preços dos produtos.

Para a autarquia, os consumidores têm ido atrás de benefícios, como o de milhas aéreas, mas nem sempre se dão conta dos seus custos – até por falta de transparência de informações. Além de arcar com a manutenção do dinheiro de plástico, o usuário pode se deparar com os juros mais elevados de todo o mercado monitorado pelo governo.

Em abril, chegou a 347,5% ao ano a taxa do “rotativo”, que é quando o usuário opta pelo pagamento mínimo da fatura e parcela o valor restante.

O tom do relatório anual do BC é de alerta apenas. Não há, por enquanto, sanções previstas para o caso de o quadro não mudar. Sempre cobrado para ter uma postura mais dura com a indústria de cartões que passou a regular há quase dois anos, a instituição chegou a citar em trechos do documento que alguns temas polêmicos ainda serão alvo de debate com o mercado.

O relatório anual revelou que o setor de cartões voltou a crescer no ano passado, mas com menos fôlego. As operações de crédito somaram  593 bilhões de reais em 2014, um aumento de 11% sobre o ano anterior. Em 2013, o avanço havia sido de 15%. Esse esfriamento está em linha com o que ocorre no momento com as demais formas de financiamento.

Essa desaceleração também foi vista no segmento de débito, que movimentou 348 bilhões  de reais no ano passado. Se em 2013 o crescimento foi de 23%, em 2014 diminuiu para 19%. A soma do valor das transações com cartões de débito e crédito no ano passado foram equivalentes a 14% dos saques efetuados nos bancos.

Mesmo assim, segue a tendência de que as operações com esse tipo de cartão ultrapassem as de crédito. O débito é avaliado pelo regulador como “socialmente” mais eficiente porque é menos custoso para os estabelecimentos comerciais e consumidores, e também tem gerenciamento reduzido de risco em relação às operações com crédito.

De 2011 a 2014, o uso de internet, celulares e outros meios eletrônicos para serviços financeiros mais do que dobrou, aumentando 131%. No mesmo período, as agências bancárias registraram alta de 21% e os caixas eletrônicos, de 28%. Nas centrais de atendimento, houve queda de 12%.

O relatório divulgado pelo BC destacou também o “avanço” na segurança no Sistema de Pagamentos Brasileiro. O total de transações com cartões de crédito capturadas via chip foi de 77% do total em 2014. Já o dos pagamentos que utilizaram tarja magnética reduziu de 14% em 2013 para 5%. Já as transações via internet equivaleram a 17%. (AE)

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https://www.osul.com.br/banco-central-irritado-com-operadoras-de-cartao-de-credito-e-consumidores/ Banco Central irritado com operadoras de cartão de crédito e consumidores 2015-06-13
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