Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Barack Obama nomeia o primeiro embaixador em Cuba em mais de meio século

Compartilhe esta notícia:

Nomeação de Jeffrey DeLaurentis tem de ser confirmada pelo Senado. (Foto: US State Department/Divulgação)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nessa terça-feira a nomeação do diplomata Jeffrey DeLaurentis como o primeiro embaixador do país em Cuba em mais de 50 anos. Desde 2014, DeLaurentis atua como chefe da representação diplomática norte-americana em Havana.

Antes disso, de 2011 a 2014, ele serviu como embaixador e representante suplente para Assuntos Políticos Especiais na Missão dos EUA na Organização das Nações Unidas.

A nomeação ainda terá de ser ser confirmada pelo Senado, que tem maioria republicana.

“Hoje, estou orgulhoso de nomear o embaixador Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiro embaixador dos EUA em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff tem sido vital ao longo da normalização das relações entre os Estados Unidos e Cuba, e a nomeação de um embaixador é um passo adiante para uma relação mais normal e produtiva entre os nossos dois países. Não há servidor público mais adequado para melhorar a nossa capacidade de envolver o povo cubano e promover os interesses dos EUA em Cuba do que Jeff. (…) Jeff tem uma vasta experiência em Cuba e na América Latina e já está trabalhando com Cuba em questões que promovem os interesses nacionais norte-americanos, tais como a aplicação da lei, o combate ao narcotráfico, a proteção do meio ambiente, a luta contra o tráfico de pessoas, a expansão das oportunidades comerciais e agrícolas e a cooperação em ciência e saúde”, declarou Obama, em um comunicado divulgado pela Casa Branca.

Senador critica nomeação

Filho de pais cubanos que migraram para os Estados Unidos em 1956, o senador republicano pelo Estado da Flórida Marco Rubio divulgou um comunicado nessa sexta-feira declarando que a indicação de DeLaurentis não deve chegar a lugar nenhum. “Um embaixador dos EUA não vai influenciar o governo cubano, que é um regime fechado e ditatorial. Essa nomeação não deve ir a lugar nenhum até que o regime de Castro faça progressos significativos e irreversíveis nas áreas de direitos humanos e de liberdade política para o povo cubano, e até que as preocupações de longa data sobre roubo de propriedade e crimes contra cidadãos americanos cometidos pelo regime cubano sejam tratadas”, afirmou.

Para Rubio, o presidente Obama “falhou com o povo cubano”, e, segundo ele, o Twitter da embaixada norte-americana liderada por DeLaurentis “parece mais uma agência de viagens do que um defensor dos valores e interesses americanos”.

Rubio era pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, mas após a vitória de Donald Trump nas primárias do Estado da Flórida, em março deste ano, o senador decidiu abandonar a corrida pela indicação republicana, passando a apoiar a candidatura do polêmico magnata. (Tiago Thomé)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Morre o ex-presidente de Israel e Nobel da Paz Shimon Peres
A Coreia do Norte desmantelou o seu centro de testes nucleares, disse a Coreia do Sul
https://www.osul.com.br/barack-obama-nomeia-o-primeiro-embaixador-em-cuba-em-mais-de-meio-seculo/ Barack Obama nomeia o primeiro embaixador em Cuba em mais de meio século 2016-09-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar