Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Bebianno é confirmado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Compartilhe esta notícia:

Suspeitas atingiram o ministro Gustavo Bebianno, que presidiu o PSL durante a disputa e chefia a Secretaria-Geral da Presidência desde janeiro. (Foto: Agência Brasil)

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, confirmou nesta quarta-feira (21) o nome do advogado Gustavo Bebianno como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Segundo Onyx, ele é um “homem preparado e da absoluta confiança” do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Presidente do PSL durante a campanha eleitoral, Bebianno agradeceu a indicação e adiantou que a principal atividade de sua pasta será a modernização e a desburocratização do Estado. “Será o governo olhando para sua atividade de servir a população”, afirmou em coletiva no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde a equipe de transição do governo está instalada.

Perguntado, o futuro ministro disse que há uma lista em estudo para composição de sua equipe. Um dos nomes apontados por ele é o de Carlos Bolsonaro, filho do presidente eleito, que poderá assumir a Secretaria de Comunicação da Presidência.

“Ele sempre esteve à frente dessa comunicação. É uma pessoa muito importante para a equipe e para o presidente.”

Bebianno e Onyx participaram nesta quarta da primeira reunião com todos os ministros confirmados e integrantes de 14 grupos técnicos. Esses encontros devem se repetir todas as quartas-feiras, às 10h. Essa é a primeira agenda fixa da equipe de Bolsonaro. A proposta é que, nos próximos dias, ministros e grupos técnicos apresentem ideias e projetos “que serão construídos paulatinamente”, descreveu Onyx.

O presidente eleito Jair Bolsonaro também confirmou nesta quarta o nome do advogado André Luiz de Almeida Mendonça para a AGU (Advocacia-Geral da União). Na conta do Twitter, Bolsonaro se referiu ao novo ministro como “Mendonção” e o descreveu como sendo “advogado com ampla vivência e experiência no setor”. Mendonça atuou em áreas de transparência e combate à corrupção em parceria com a Controladoria-Geral da União.

O desenho ministerial estará pronto até meados de dezembro e deve refletir as promessas de enxugamento da estrutura da máquina pública.

Ivan Monteiro é avaliado para o Banco do Brasil

O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, está sendo cotado para assumir o comando do BB (Banco do Brasil), a partir do ano que vem. De acordo com integrantes da equipe de transição, Monteiro se mostrou disposto a assumir o comando do banco, apesar de se queixar de exaustão pelo trabalho intenso que vem desenvolvendo à frente da estatal do petróleo.

Monteiro é considerado um bom nome. Antes de assumir o comando da Petrobras, ele ocupava a Diretoria Financeira da estatal e também exerceu funções no Banco do Brasil. A equipe de transição avalia se a opção tem respaldo político.

Integrantes da equipe econômica buscam alternativas que sejam tecnicamente viáveis e com sustentação política. Um desafio na articulação de nomes.

Há informações que a indicação de Joaquim Levy para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerou divergências, pois ele integrou os governos de Sérgio Cabral, no Rio de Janeiro, e da ex-presidente Dilma Rousseff.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministério da Saúde investiga ataque cibernético em site para inscrições no Mais Médicos
Ministro da Controladoria-Geral da União defende não punir empresa que revelar casos de corrupção
https://www.osul.com.br/bebianno-e-confirmado-como-ministro-da-secretaria-geral-da-presidencia/ Bebianno é confirmado como ministro da Secretaria-Geral da Presidência 2018-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar