Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil “Cedemos até onde podemos”, diz Temer sobre a reforma da Previdência

Compartilhe esta notícia:

"O ponto fundamental da reforma é a questão da idade", ressaltou o presidente (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer afirmou que o governo cedeu ao Congresso Nacional até onde podia ao concordar em mudar cinco pontos da reforma da Previdência na quinta-feira (06). Ele disse que o “ponto fundamental” do projeto é estabelecer uma idade mínima de aposentadoria, mas admite a possibilidade de criar uma diferenciação para mulheres.

“Convenhamos: se nós tivermos a idade de homem de 65 anos, e a de mulher 64 ou 63, não significa que não tenha sido feita uma grande conquista”, afirmou o presidente em entrevista no Palácio do Planalto. Em seguida, fez a ressalva: “Ainda não está em pauta essa última matéria. Vamos verificar mais para a frente se é necessário ou não”.

O plano do governo é guardar isso como uma carta na manga para as negociações da reforma quando ela estiver para ser votada no plenário da Câmara. O presidente não quis arriscar uma previsão de votos no projeto. “Não consultei ainda os numerólogos. O que precisamos saber é no dia da votação. Agora, qualquer avaliação é precipitada”, declarou. 

Temer argumenta que as mudanças acertadas com o relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), têm impacto “mínimo” sobre a economia que será feita com a reforma. As modificações dizem respeito aos seguintes pontos: regras de transição, regras da aposentadoria rural, acúmulo de pensão e aposentadoria, aposentadorias para policiais e professores e benefício assistencial pago a idosos e pessoas com deficiência pobres.

“Cedemos até onde podemos”, sustentou o presidente. “O ponto fundamental da reforma é a questão da idade. Se fixarmos uma idade mínima, porque hoje as pessoas se aposentam com 50 ou 49 anos, já damos um passo avançadíssimo”, concluiu Temer. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo discute norma para barrar mais de um sindicato por categoria, diz ministro do Trabalho
Agências da Caixa registram movimento intenso neste sábado para os saques das contas inativas do FGTS
https://www.osul.com.br/cedemos-ate-onde-podemos-diz-temer-sobre-reforma-da-previdencia/ “Cedemos até onde podemos”, diz Temer sobre a reforma da Previdência 2017-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar