Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Chile e Bolívia podem decidir na Justiça internacional a disputa por um rio

Compartilhe esta notícia:

A presidente do Chile, Michelle Bachelet. (Foto: AFP)

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse nessa terça-feira que seu país está pronto para processar a Bolívia no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (Holanda), por causa de uma disputa sobre recursos hídricos. O presidente boliviano Evo Morales disse no sábado que seu país processaria o Chile na Corte, para que o país pague uma compensação por usar águas do rio Silala, que corta a região fronteiriça entra as duas nações.

Bachelet disse que a Bolívia está reivindicando propriedade sobre recursos hídricos compartilhados e que o Silala flui para o Chile pela simples lei da gravidade. Ela ainda afirmou que a Bolívia reconheceu o Silala como um rio internacional por mais de 100 anos. A Bolívia, que não tem acesso ao mar, também pede à Corte internacional para que faça com que o Chile negocie com o país sobre seu pedido para ter acesso ao oceano Pacífico.

Bachelet lembrou que em 2009 o Chile se dispôs a chegar a um acordo com a Bolívia para determinar o uso compartilhado do Silala, mas que o pacto fracassou pela negativa do país andino. “O governo da Bolívia fala de diálogo, mas os fatos mostram que não está disposto a dialogar e que prefere ir aos tribunais internacionais.” O ministro das Relações Exteriores chileno, Heraldo Muñoz, acusou a Bolívia de ser “hostil com o Chile”. (Veja)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Justiça boliviana exige que a ex-namorada do presidente Evo Morales apresente o suposto filho do casal
As regras internas da Polícia Federal impedem que o seu ex-diretor-geral Fernando Segovia assuma um cargo que Michel Temer prometeu para ele na Itália
https://www.osul.com.br/chile-e-bolivia-podem-decidir-na-justica-internacional-a-disputa-por-um-rio/ Chile e Bolívia podem decidir na Justiça internacional a disputa por um rio 2016-03-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar