Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Cientistas criaram um boné que confunde os sistemas de identificação facial

Compartilhe esta notícia:

O equipamento conseguiu confundir os programas de identificação facial em 70% dos casos. (Foto: Reprodução)

Sistemas de identificação facial podem ser úteis – como no caso do Face ID, usado para autenticar o usuário de um iPhone X –, mas também podem se mostrar perigosos. É cada vez mais comum o uso de tal tecnologia em sistemas de segurança e câmeras de circuito interno. Se você se sente desconfortável com essa invasão à sua privacidade, saiba que um grupo de cientistas encontrou uma forma bem simples de burlar esses sistemas.

Os cientistas (oriundos da Universidade de Hong Kong, da Universidade de Indiana e do Grupo Alibaba) projetaram um boné de beisebol equipado com pequenas luzes LED. Tais lâmpadas emitem raios infravermelhos no rosto do usuário, o que o distorce para os softwares de identificação facial. Ao longo dos testes, o equipamento conseguiu confundir os programas em 70% dos casos.

Naturalmente, o tal boné serviu apenas para propósitos científicos e não será vendido como um produto comercial. Porém, visto que a preocupação da indústria a respeito dos impactos da identificação facial na privacidade da população é cada vez maior, é bem provável que não demore muito até que esse tipo de vestimenta seja oferecida normalmente na loja de roupas mais próxima.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Mulher usa vestido curto em uma festa de casamento e vira motivo de deboche das outras convidadas
Recurso de Sharapova é adiado, e tenista russa está fora da Olimpíada do Rio
https://www.osul.com.br/cientistas-criaram-um-bone-que-confunde-os-sistemas-de-identificacao-facial/ Cientistas criaram um boné que confunde os sistemas de identificação facial 2018-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar