Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cientistas descobrem que lombrigas aumentam a fertilidade das mulheres

Compartilhe esta notícia:

Descoberta da relação entre infecção por lombriga e fertilidade é "surpreendente e intrigante", dizem especialistas. (Foto: Reprodução)

Uma infecção causada por um conhecido verme parasita aumenta a fertilidade da mulher, afirmam cientistas. Um estudo realizado com 986 índias na Amazônia boliviana concluiu que aquelas que tinham infecção permanente por Ascaris lumbricoides, ou lombriga, tiveram dois filhos a mais do que aquelas sem a doença. Também registraram menor tempo entre as gestações e a primeira gravidez em idade menor. Em artigo publicado na revista especializada Science, pesquisadores sugerem que o parasita, que pode alcançar até 36 centímetros de comprimento, altera o sistema imunológico para facilitar a gravidez.

Novos medicamentos. 

Os resultados da investigação podem levar a novos medicamentos usados em tratamentos de infertilidade, concluem o pesquisadores. Em média, as famílias das mulheres da etnia tsimané possuem nove crianças. E cerca de 70% da população possui infecção provocada por vermes parasitas. Cerca de um terço da população mundial também vive com tais infecções. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas possuam doenças causadas por vermes intestinais, sobretudo em áreas com más condições sanitárias.

Pesquisa intrigante. 

Allan Pacey, especialista em reprodução humana da Universidade de Sheffield (Reino Unido), disse que a descoberta da relação entre infecção por lombriga e fertilidade é “surpreendente e intrigante”. Segundo ele, drogas já foram empregadas para alterar o sistema imunológico da mulher e tentar elevar a possibilidade de sucesso em fertilizações in vitro, mas os resultados não foram satisfatórios.
“Não gostaria de sugerir que mulheres tentem se infectar com parasitas para elevar a fertilidade, mas estudos complementares sobre a imunologia de mulheres que possuem lombrigas podem levar a novas drogas para tratamento da infertilidade”, observou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Estado Islâmico reivindica ataque que matou 40 no Afeganistão
Homem grava vídeo ameaçando matar “um árabe por semana” no Canadá
https://www.osul.com.br/cientistas-descobrem-que-lombrigas-aumentam-a-fertilidade-das-mulheres/ Cientistas descobrem que lombrigas aumentam a fertilidade das mulheres 2015-11-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar