Últimas Notícias > Colunistas > Flávio Pereira

Uma pesquisa para avaliar todo o governo Temer

Pesquisa quer medir a percepção da sociedade sobre vários pontos da gestão de Michel Temer. (Foto: Divulgação)

Está definida a realização de uma pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto para aferir alguns dados considerados relevantes. Os termos da pesquisa, analisados minuciosamente pelo ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil da Presidência da República, buscam avaliar a popularidade do presidente Michel Temer, de seu governo e de suas ideias. A pesquisa foi encomendada para o final do mês. Já se sabe que o Ibope fará a pesquisa quantitativa por telefone e presencialmente, e que o Instituto Análise cuidará das qualitativas, além da aceitação da reforma da Previdência pelo eleitorado.

Em debate, fatos históricos de Torres e do Litoral

O jornalista Nelson Adams Filho, com apoio da prefeitura de Torres, dá início nesta terça-feira ao Ciclo de Palestras sobre História. Com a participação de convidados, ele vai abordar o resultado de pesquisas importantes sobre a história de Torres e da região. O primeiro encontro terá como tema “O porto e a ferrovia de Torres e o Nazismo”. Os demais ocorrem nos dias 18, 23 e 25, tratando de outros assuntos relevantes. Os encontros acontecem no Museu Histórico de Torres, na rua Júlio de Castilhos, 707 (prédio da antiga prefeitura), a partir das 20h30min. O evento tem entrada gratuita.

Índices da segurança melhoram com Schirmer

Tem razão o Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Shirmer, em comemorar com a Policia Civil, a BM (Brigada Militar) e os órgãos parceiros da área os índices positivos, em especial nos latrocínios no Estado. A redução em 26% dos latrocínios é atribuída ao cerco realizado aos grandes traficantes e à ação integrada das polícias.

PTB e PR articulados para a eleição

Tem sido exemplar a força da aliança firmada entre o o PTB e o PR no Rio Grande do Sul, com foco na eleição deste ano. A aliança, iniciada ainda quando da campanha eleitoral em Porto Alegre, tem feito com que as direções dos dois partidos encaminhem em sintonia as tratativas iniciais. O PTB já tem um pré-candidato ao governo: o delegado de polícia Ranolfo Vieira Júnior.

Adoção de cães e cavalos da BM

O governador José Ivo Sartori sanciona nesta terça-feira, às 11h, a Lei Nankim, que permite a qualquer cidadão adotar cavalos e cães que prestaram serviços à Brigada Militar. O nome da lei presta uma homenagem ao cavalo Nankim, que prestou serviços à BM.

Acontece hoje: debate sobre parcerias no saneamento

O colunista recebeu um convite para mediar na Câmara de Vereadores de Tramandaí, a partir das 13h30min desta terça-feira, o debate “Estratégias de Gestão no Sistema Público de Saneamento, um Cenário de Oportunidades”, para discutir como as novas propostas de parcerias e tecnologias poderão impactar o setor e qual a relação com os municípios e as demandas do novo Plano de Saneamento que vem sendo proposto pela Corsan. O evento é coordenado pela Famurs, com participação da Corsan e de diversas instituições. O presidente da Corsan, Flavio Presser, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Pellini, participarão do debate.

Nelson Adams Filho inicia novo Ciclo de Palestras

Nelson Adams Filho abre em Torres,novo Ciclo de palestras, Foto Divulgação

O jornalista e historiador Nelson Adams Filho, com apoio da prefeitura municipal de Torres, dá início nesta terça-feira dia 16,ao Ciclo de Palestras sobre História. Com a participação de convidados, o historiador vai abordar o resultado de pesquisas importantes sobre a história de Torres,e da região. O primeiro encontro vai tratar sobre “O porto e a ferrovia de Torres,e o Nazismo”. Os demais encontros ocorrem nos dias 18,23 e 25 de janeiro, tratando de outros termas relevantes, muitos deles incluidos nas obras publicadas pelo palestrante. Os encontros acontecem no Museu Histórico de Torres,na rua Julio de Castilhos 707,prédio da antiga prefeitura,a partir das 20h30min. Os eventos têm entrada gratuita.

Em pauta, as ameaças a magistrados e ao Judiciário

Ministra Cármen Lúcia confirmou reunião com o presidente do TRF-4. (Foto:STF/Divulgação)

A área de Inteligência do Tribunal Regional federal da 4ª. Região já teria identificado e documentado a origem e autoria de diversas manifestações explícitas de ameaças a magistrados federais de primeiro e segundo grau antes do julgamento pautado para o dia 24, do recurso impetrado pelos advogados do ex-presidente Lula, condenado a 9 anos e 6 meses pela 13ª. Vara Federal de Curitiba. Os documentos – vídeos e material impresso – farão parte dos diálogos que o presidente do TRF-4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz terá nesta segunda-feira com a presidente do Supremo Tribunal Federal, e com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para detalhar a periculosidade de algumas situações de incitamento à violência e ameaças a magistrados e à Corte até aqui identificadas.

Agenda em Brasília

A agenda do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz confirmada em Brasília: com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, às 10 horas, e com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, às 16h30min.

Marchezan tinha razão

A cada fato novo, mais se consolida uma certeza: o prefeito Marchezan Junior tinha razão quando alertou aos órgãos federais que a cidade precisa estar preparada para a possibilidade de ações violentas no dia 24. Atento, o governo federal escanteou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que não levou a sério a advertência e entregou o caso ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Westphalen Etchegoyen.

PSL começa a implodir com a chegada de Bolsonaro

A chegada de Jair Bolsonaro no PSL, numa semana em que seu nome foi envolvido em graves denúncias envolvendo seu patrimônio pessoal e o uso de verbas de gabinete, abriu um racha impressionante no partido. Após o anúncio da chegada do pré-candidato ao partido, um grupo alegou incompatibilidade ideológica e saiu do PSL. Representam mais da metade das lideranças mais expressivas. Os deputados que entrariam no partido também deixaram o projeto de lado.

“Foi uma decepção. O PSL optou por um caminho pragmático. O nosso (caminho) era melhorar a qualidade do Legislativo”, diz Evair de Melo (PV-ES), um dos deputados que negociavam a ida ao PSL.

Prefeitura remove grupo acampado nas proximidades do TRF-4

De olho nas manifestações previstas para o dia 24 nas proximidades do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região, um grupo auto-intitulando-se de sem teto começou a instalar um conhecido acampamento com lonas pretas no Parque da Harmonia. Prudente, a prefeitura de Porto Alegre providenciou a remoção do grupo. Há poucos dias, o defensor publico da União Georgio Endrigo tentou mantê-los ali, mas perdeu em juízo a medida cautelar que intentou.

Mapeamento de votos da base

A liderança do governo na Assembleia gaúcha deve iniciar esta semana o trabalho de mapeamento dos votos para o período de convocação extraordinária a partir da segunda-feira, dia 29. O governo espera aprovar os projetos de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal e os que tratam sobre o fim da necessidade de plebiscito para a privatização ou federalização da CEEE, Sulgás e CRM (Companhia Riograndense de Mineração).